MENU

CÍRIO DE NAZARÉ 2024: O que esperar da festa que move milhões de pessoas em Belém do Pará 

Fé e tradição são protagonistas de uma das maiores expressões de fé popular da Igreja Católica no Brasil, que acontece neste mês de outubro em Belém do Pará.
A Grande Procissão do Círio em retornou ao normal em 2022, após dois anos de pandemia. Foto: Filipe Bispo/Fotoarena/Folhapress

Belém do Pará se prepara para receber, neste mês de outubro, o 232º Círio de Nazaré, uma das maiores e mais tradicionais procissões católicas do mundo. Celebrado anualmente em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, o evento é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e sua relevância vai além do aspecto religioso, movimentando milhões de fiéis e turistas.

A devoção à Nossa Senhora de Nazaré — “Nazinha”, para os íntimos — tem suas origens em Portugal, onde a santa é venerada desde o século XII. No Brasil, a história começa em 1700, quando uma imagem da Virgem foi encontrada às margens do igarapé Murutucu, em Belém. Esse momento deu início a uma tradição que se perpetua até hoje, sendo considerada uma das maiores expressões de fé popular da Igreja Católica no país.

Em 2024, o evento promete ser tão monumental como sempre, com seu longo percurso  cercado de infraestrutura planejada pelas autoridades católicas e governamentais, repleto de símbolos tradicionais, e completamente tomado por pessoas de todos os tipos que querem expressar sua devoção. A Urbnews conta agora tudo o que já sabemos sobre essa edição do Círio de Nazaré:

A Grande Procissão

A principal procissão do Círio acontece tradicionalmente no segundo domingo de outubro, que neste ano cai no dia 13. A romaria percorre cerca de 4 km entre a Catedral Metropolitana de Belém e a Basílica de Nazaré. Milhões de devotos, alguns de joelhos, seguem o trajeto para pagar promessas ou agradecer graças alcançadas. 

Como de costume, a procissão será aberta às 6 da manhã, com uma missa conduzida pelo arcebispo metropolitano em frente à Catedral da Sé. Em seguida, a imagem peregrina de Nossa Senhora será colocada em uma berlinda decorada, que será carregada ao longo do trajeto com a ajuda dos fiéis.

Em 2024, são esperados cerca de 2,5 milhões de participantes, vindos de várias regiões do Brasil e do exterior, tornando Belém o centro de devoção e cultura católica neste período. Até porque, além da Grande Procissão, o Círio envolve vários outros festejos e romarias no mês de outubro, como a A Romaria da Juventude e a Procissão da Festa.

“O Círio atrai um turismo religioso, mas também um turismo cultural, que passa por ações como o Auto do Círio, a Festa da Chiquita e o Arrastão do Círio, do Arraial do Pavulagem. E nós, enquanto poder público, estamos juntos, apoiando e organizando a cidade para que todos tenham uma boa experiência”, afirmou Inês Silveira, presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), em evento sobre turismo no último dia 18.

Desde o mês de junho, a Prefeitura de Belém tem promovido iniciativas que preparam a cidade para a chegada deste grande evento, como intensificar o serviço de poda das árvores da cidade, abrir processo seletivo para socorristas voluntários, realizou vistorias do percurso, instalou iluminação decorativa do Círio em pontos da capital, bem como pretende reforçar o combate ao descarte irregular de lixo no trajeto.

Tema e identidade do Círio 2024

O tema escolhido para o Círio de 2024 é “Perseverar na oração, com Maria, Mãe de Jesus”, refletindo a importância da fé e da devoção no cotidiano dos cristãos. Já o manto, que é sempre um dos elementos mais aguardados pelos fiéis, será apresentado no dia 10 de outubro pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), responsável pela organização, junto à Arquidiocese de Belém e outros órgãos.

Imagem: Ascom DFN

Já o Cartaz do Círio 2024 tem seu foco principal na oração e na devoção, trazendo Nossa Senhora de Nazaré sobre uma peanha rústica esculpida em madeira com a representação do Espírito Santo sobreposta em seu manto. Cordas, símbolos tradicionais do Círio, estão entrelaçadas no manto, enquanto velas simbolizam a presença divina nas preces.

Uma moldura dourada exibe a oração da Ave Maria, enquanto um ladrilho ilustrado apresenta 10 representações de Maria (Auxiliadora, de Fátima, dos Navegantes, Aparecida, Mãe da Divina Providência, de Lourdes, de Guadalupe, Desatadora de Nós, do Rosário e da Conceição), destacando a diversidade da devoção Mariana.

171
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

cirio-romaria-Oswaldo-Forte-Folhapress-300x200 (1)
Círio de Nazaré
A pé, correndo, de barco ou de bike: conheça os caminhos das romarias que integram o Círio 2024
CÍRIO 2024: Diretores do Círio de Nazaré somam quase seis décadas de dedicação à maior festa religiosa do Brasil
Círio de Nazaré
CÍRIO 2024: Diretores do Círio de Nazaré somam quase seis décadas de dedicação à maior festa religiosa do Brasil
arquibancadas-Oswaldo Forte
Círio de Nazaré
Montagem das arquibancadas em Belém está na reta final e deve ser liberada pelos Bombeiros em breve
Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita Estação das Docas, em Belém do Pará
Círio de Nazaré
Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita Estação das Docas, em Belém do Pará
logo-urbnews-redondo