Uma onça-parda foi flagrada por uma câmera de monitoramento de macacos-prego, do Parque Nacional de Ubajara, no interior do Ceará. Apesar da espécie fazer parte do ecossistema, essa foi a primeira vez que as câmeras do projeto CapCult da ONG Neoprego conseguiram capitar o animal.
O Parque Nacional de Ubajara é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral e fica localizado a cerca de 324 km de Fortaleza, ocupando parte do território de três municípios: Ubajara, Tianguá e Frecheirinha.
As imagens foram capturadas em 2022 mas só foram publicadas neste mês. A situação chamou a atenção por ser considerada inusitada e assustou alguns frequentadores do parque.
A onça-parda não é considerada um animal raro, pois está presente em diversos biomas do território americano, desde o sul do Chile ao Canadá. No território brasileiro ela pode ser encontrada na Amazônia e Caatinga.
Apesar de estar em diversos territórios, em alguns países a onça-parda vem sofrendo com a diminuição da população devido à caça, perda e fragmentação de habitat, atropelamentos e queimadas.
As imagens fazem parte de uma pesquisa de doutorado da Universidade de São Paulo (USP) desenvolvida pela bióloga Tati Valença.