O Círio de Nazaré é repleto de símbolos religiosos que movem multidões. A berlinda, o manto, os carros de promessas, as miniaturas de miriti, feitas em forma de objetos ou partes do corpo, carregadas pelos romeiros em sinal de agradecimento. Entre os mais icônicos, porém, está a corda do Círio, que é puxada por fiéis durante o percurso, representando o esforço conjunto em direção à santa.
Feita integralmente no Pará pela segunda vez em sua história, a corda do Círio de Nazaré 2024 será usada nas duas maiores e mais tradicionais procissões do festejo: o Círio e a Trasladação. A corda foi produzida e doada pela empresa Castanhal Companhia Têxtil (CTC) à Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).
A corda utilizada nas procissões tem 800 metros de comprimento com partes de 400 metros, para cada romaria, e tem 60 milímetros de diâmetro. Ela já vem adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias. Um novo protótipo, do mesmo material utilizado ano passado, malva e juta, foi testado e aprovado pela DFN.
“Temos uma corda com atracações das argolas mais resistentes que a do ano passado. É natural que esta corda, feita de um material diferente do sisal, utilizado durante muitos anos, seja aprimorada a cada ano, para se chegar a uma ideal para as duas procissões. E esperamos que com as mudanças deste ano ela esteja mais apropriada”, ressaltou o diretor de procissões, Antônio Sousa.
No dia 28 de setembro, a partir das 15h, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Guarda de Nazaré realizam uma revisão geral na Corda do Círio. Após este momento, a corda utilizada na Trasladação ficará em exposição na Estação Luciano Brambilla e a corda do Círio ficará em exposição na Estação das Docas, até o dia das procissões.
Outro importante ícone da festa que já está bem encaminhado são os carros de promessas, onde os devotos depositam objetos representando suas graças desejadas ou alcançadas, que já foram alocados a escolas de Ensino Médio de Belém.
“Muitos não sabem que no início da procissão de domingo saem os carros de promessas, conduzindo a romaria e que são conduzidos por estudantes”, afirma Antônio Sousa, diretor de procissões. Desde 2021, a procissão tem 14 carros além da Berlinda, sendo 4 Carros dos Anjos conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré e os 10 conduzidos pelas escolas.
No final de agosto, a DFN iniciou a manutenção dos carros de promessa, que vão ter as estruturas reparadas, receber retoques na pintura, além de uma revisão geral nos pneus e em toda a estrutura. O serviço deve ser concluído em breve e é importante devido a quantidade de ex-votos (objetos de cera) que recebem durante as procissões.
Confira a ordem dos carros na avenida e as escolas responsáveis:
Carro de Plácido: Colégios ASLAN, Avante e Escola Sesi.
Carro da Saúde: Colégios Santo Antônio e Santa Catarina.
Barca da Guarda: conduzida pela Guarda Mirim.
Barca Nova: Colégios Santa Rosa e Gentil.
Carros dos anjos 1: conduzido pela catequese da Basílica Santuário.
Cesto de Promessas: Escola Benjamin Constant e La Salle.
Carros dos anjos 2: conduzido pela catequese da Basílica Santuário.
Barca com Velas: Centro Social Auxilium e Colégio Estadual Visconde de Souza Franco.
Carros dos anjos 3: conduzido pela catequese da Basílica Santuário.
Barca Portuguesa: Colégios Rêgo Barros e Mirante.
Carros dos anjos 4: conduzido pela catequese da Basílica Santuário.
Barca com Remos: Colégio São Paulo e CESEP.
Carros Dom Fuas: Colégios Sucesso, Ideal e Impacto.
Carro da Sagrada Família: Colégios Santa Madre, Madre Celeste e Colégio Militar.
Principais eventos da programação do Círio de Nazaré 2024
10 de outubro: Apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré
12 de outubro: Trasladação, saída às 17h da Catedral Metropolitana
13 de outubro: Círio de Nazaré, procissão principal, início às 6h
19 de outubro: Romaria da Juventude, saída às 16h do Santuário de Aparecida
26 de outubro: Procissão da Festa, saída às 17h da Comunidade Sagrada Família
Para conferir a programação completa, acesse aqui.