MENU

Velejador e cão ficam à deriva em meio ao furacão Helene; a dupla foi resgatada

Pelo menos 40 pessoas morreram e 4 milhões de residências e empresas ficaram sem energia depois da passagem do furacão Helene pelos EUA nesta sexta-feira (27)
Pelo menos 40 pessoas morreram e 4 milhões de residências e empresas ficaram sem energia depois da passagem do furacão Helene pelos EUA nesta sexta-feira (27). Foto: Reprodução/Facebook (U.S. Coast Guard Air Station Clearwater).

Um homem e seu cachorro foram resgatados pela Guarda Costeira, após ficarem à deriva durante a passagem do Furacão Helene, pela Flórida, nos Estados Unidos. Os dois tiveram de pular no mar para serem resgatados.

O veleiro em que estavam o homem e o cachorro foi encontrado por um helicóptero da Guarda Costeira da Flórida perto da costa da Ilha Sanibel, próximo à cidade de Naples, uma das mais afetadas pela passagem do furacão.

Conforme a guarda, a embarcação começou a encher de água rapidamente. Um dos agentes desceu com uma corda até o mar e filmou o momento do resgate com uma câmera GoPro instalada no capacete. Ele amarrou o velejador e o cachorro, que foram puxados para o helicóptero. Os dois passam bem.

Furacão Helene

Pelo menos 40 pessoas morreram e 4 milhões de residências e empresas ficaram sem energia depois da passagem do furacão Helene pelos Estados Unidos nesta sexta-feira (27), de acordo com autoridades locais. O Helene atingiu primeiro a Flórida e depois avançou para Geórgia, Carolina do Sul e Tennessee, causando enchentes e bloqueando estradas.

Na véspera, o furacão havia subido para a categoria 4 ao tocar o solo americano, o que indica um fenômeno “extremamente perigoso”. De acordo com o NHC (Centro Nacional de Furacões) dos EUA, deslizamentos de terra por consequência do furacão devem ocorrer na região das montanhas Apalaches, no sudeste do país.

Entre os mortos na Geórgia havia um casal que teve seu trailer arrastado. Na Flórida, uma das vítimas morreu enquanto atravessava uma estrada, e em Charlotte, na Carolina do Norte, uma árvore caiu sobre uma casa e matou uma pessoa.

O furacão Helene alcançou a costa americana com ventos que chegaram a 225 km/h nas imediações de Perry, cidade no noroeste da Flórida que tem quase 7.000 habitantes. Os aeroportos de Tampa e Tallahassee, no leste e no noroeste do estado, respectivamente, foram fechados.

Em uma mensagem na rede social X, o governador da Geórgia, o republicano Brian Kemp, pediu aos moradores do estado que se preparem “para novos impactos do Helene”.

Apesar dos alertas, algumas pessoas ouvidas pela agência de notícias AFP permaneceram em zonas de perigo. Patrick Riickert, por exemplo, recusou-se a deixar sua pequena casa de madeira na Flórida. Ele fez o mesmo em 2018, quando o furacão Michael atingiu o estado. “Confio na minha fé que Deus me manterá a salvo”, afirmou.

“Este será um evento que afetará vários estados e que pode ter um impacto significativo”, disse a administradora da Agência Federal para a Gestão de Emergências, Deanne Criswell, na Casa Branca, depois de informar o presidente Joe Biden sobre a situação. “O presidente quer garantir que todos prestem atenção aos possíveis impactos dessa tempestade, que podem colocar vidas em risco”, declarou.

Milhões de pessoas têm sido impactadas por fenômenos meteorológicos extremos e por ondas de calor prolongadas em todo o mundo nas últimas semanas. O IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança Climática) já afirmou que hoje é inequívoco que parte dessas mudanças é causada pela ação humana.

Dados da Organização Meteorológica Mundial, agência da ONU (Organização das Nações Unidas) para questões do clima, indicam que eventos climáticos extremos como secas, enchentes, deslizamentos de terra, tempestades e incêndios mais do que triplicaram ao longo dos últimos 50 anos em consequência das mudanças climáticas.

Com algumas informações da Folhapress

41
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

461944320_1066380941555243_5270011554726891215_n
Mundo
Primeiro voo com repatriados do Líbano pousa no Brasil com 229 pessoas e 3 pets a bordo
Médico acusado pela morte de Matthew Perry se declara culpado
Mundo
Médico acusado pela morte de Matthew Perry se declara culpado
Design sem nome - 2024-10-02T073342.635_Easy-Resize.com
Mundo
Irã ataca Israel com cerca de 200 mísseis; Tel Aviv promete vingança
Número de mortos pelo Furacão Helene quase duplica, e fenômeno se torna um dos mais mortais da história dos EUA
Mundo
Número de mortos pelo Furacão Helene quase duplica, e fenômeno se torna um dos mais mortais da história dos EUA
logo-urbnews-redondo