O cadastro de mototaxistas e entregadores de aplicativos no Programa Moto Segura CE – que garante a instalação de equipamento para o rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas por meio da comunicação instantânea com as Forças de Segurança – iniciou nesta segunda-feira (30).
O governador do estado, Elmano de Freitas (PT), esteve presente nas primeiras instalações, na Arena Castelão. “Estamos lançando esse programa começando pelos trabalhadores que trabalham com aplicativo, que fazem entrega de mercadorias, transporte de passageiros, porque essas pessoas ganham o seu pão de cada dia usando a moto como instrumento de trabalho”, destacou.
De início, apenas trabalhadores de Fortaleza e Região Metropolitana serão contemplados. O cadastro no programa pode ser feito pelo aplicativo Meu Detran, e a instalação será feita somente após conclusão dessa etapa. As instalações ocorrem em espaço na Arena Castelão, mediante horário agendado.
A partir da próxima terça-feira (1º), o agendamento será aberto para os residentes na Região Metropolitana.
Durante a solenidade, também estiveram presentes o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Michel Mourão, e o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Francisco Barbosa.
O governo do estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Etice e Detran-CE assegurarão o rastreamento dos veículos. Em caso de furto ou roubo, os motociclistas devem acionar a Ciops da SSPDS, através do número 190.
O motociclista deve indicar seu número de CPF e a senha de cadastro do aplicativo Moto Segura CE. A moto é rastreada pelo Sistema Agilis, que integra as câmeras do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops. Após isso, a Polícia Militar realizará a abordagem e prisão do suspeito.
CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR
Ser motociclista de aplicativo e/ou mototáxi;
ser residente no Ceará;
ter biometria realizada no estado do Ceará;
ter habilitação válida com categoria A;
ser proprietário da moto que será instalado o equipamento;
moto deve ser emplacada no estado do Ceará;
não ter restrições na habilitação;
não ter mais de 40 pontos na Carteira Nacional de Habilitação;
veículo sem débitos ou restrições;
realizar cadastro no aplicativo Meu Detran;
aceitar as regras do programa;
comprar o chip de dados específico para inserir no rastreador instalado pelo Governo e garantir as recargas periódicas;
manter as condições de adesão enquanto estiver sendo beneficiado com o sistema de monitoramento;
realizar agendamento e comparecer para instalação gratuita do equipamento;
realizar a desinstalação do rastreador quando receber notificação ou for transferir.