Conforme pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), o Dia das Crianças deve movimentar R$ 285 milhões em Fortaleza, representando um crescimento de 1,8% em relação ao ano anterior.
De acordo com o levantamento, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), 50,1% dos consumidores da capital cearense têm a intenção de presentear as crianças, sendo que os itens mais procurados são brinquedos, com 72% de intenção de compra, seguidos por artigos de vestuário e acessórios (26%), bicicletas (6%), calçados (3,5%) e jogos de tabuleiro ou educativos (3,3%).
A pesquisa aponta ainda que o valor médio destinado à compra de presentes é de R$ 172, com preferência por pagamentos à vista. Cerca de 60% dos entrevistados indicaram que usarão dinheiro, Pix ou cartão de débito. O cartão de crédito surge como a segunda forma de pagamento mais comum, representando 42,1% das respostas.
“O que nós recomendamos aos consumidores é que procurem presentear suas crianças com valores previstos dentro do seu orçamento. A pesquisa já mostra um comportamento mais prudente do consumidor preferindo pagar à vista, o que é excelente para evitar acumular contas no cartão de crédito”, pontua Cláudia Brilhante, diretora institucional da Fecomércio.
O levantamento mostrou que os locais de compra mais citados pelos consumidores foram os shopping centers (33,3%), seguidos por centros comerciais (24,5%) e lojas de rua ou galerias (23,4%). Sobre os dados, Cláudia destaca “a importância de estratégias comerciais e de marketing que atendam às diferentes necessidades dos consumidores e dos setores impactados” pelos proprietários dos negócios.
Cláudia informa ainda que o Dia das Crianças tem “desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da economia local, impulsionando especialmente micro e pequenas empresas”, juntamente com Black Friday e Natal.