A Universidade Estadual do Ceará (Uece) figura com destaque no cenário acadêmico internacional ao contabilizar 309 pesquisadores entre os mais renomados cientistas do mundo, conforme o ranking AD Scientific Index 2025. Este número representa mais que o dobro da edição anterior, na qual 117 cientistas da instituição foram listados.
O AD Scientific Index baseia-se em uma análise criteriosa do desempenho acadêmico e do impacto da produtividade científica de cada pesquisador. São utilizados indicadores como o índice i10, índice H e as citações registradas no Google Acadêmico, considerando tanto os valores totais quanto os últimos seis anos de atividade. Na edição de 2025, foram avaliadas 24.361 instituições e 2.400.155 cientistas, representando 220 países em 13 grandes áreas do conhecimento e 197 disciplinas específicas.
Seleto grupo
Entre os destaques da UECE, está a professora Selene Maia de Morais, que figura no seleto grupo dos 3% dos pesquisadores mais produtivos globalmente, compondo um grupo de aproximadamente 72 mil cientistas. “Tenho dedicado mais de duas décadas à pesquisa e à orientação de alunos na pós-graduação e graduação na UECE. Através de financiamentos obtidos em editais estaduais e federais, conseguimos estruturar um laboratório de excelência, o que resultou em uma produção científica de relevância internacional. O reconhecimento é fruto desse trabalho contínuo, cujas publicações têm sido amplamente citadas no meio acadêmico mundial”, ressalta a professora.
Além disso, 11 pesquisadores da UECE figuram entre os 10% mais produtivos globalmente, dos quais sete pertencem à área de Ciências Médicas e da Saúde. Entre esses notáveis cientistas, encontram-se: Selene Maia de Morais, Maria Salete Bessa Jorge, Marcos Fábio Gadelha Rocha, Paula Matias Soares, José Henrique Leal Cardoso, Thereza Maria Magalhães Moreira, Cláudia Maria Leal Bevilaqua, Maria Gonçalves Pereira, Ana Maria Sampaio Assreuy, Cláudia Ferreira Santos e Valter Barbosa Filho.
Ranking
A UECE ocupa a 65ª posição entre as instituições brasileiras e se posiciona entre as 10% melhores do mundo. O vice-reitor da UECE, no exercício da Reitoria, professor Dárcio Ítalo Teixeira, enfatiza que esses resultados são reflexo da “maturidade dos pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará. Estamos ampliando de forma significativa a nossa produção científica e tecnológica, atingindo patamares inéditos. Esse crescimento beneficia não apenas a pós-graduação, mas também a graduação, pois estamos consolidando pesquisas de excelência.”
O AD Scientific Index é amplamente reconhecido por oferecer uma análise abrangente e diferenciada, proporcionando uma visão detalhada e criteriosa das contribuições científicas em diversas áreas. Para acessar a edição completa, clique aqui.




