Foi anunciado nesta quinta-feira (10), pelo governador do estado Elmano de Freitas (PT), que o Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 deste mês, será antecipado para o dia 21 de outubro, uma segunda-feira.
Em nota, Elmano afirma: “Informo que, antecipando o Dia do Servidor Público, assinei o decreto que estabelece ponto facultativo no próximo dia 21 de outubro em todos os órgãos da administração pública estadual. O documento assegura o funcionamento das atividades essenciais à população, em áreas como saúde, segurança pública, abastecimento d´água, entre outras. O decreto será publicado hoje no Diário Oficial do Estado (DOE).”
A capital cearense está entre as cidades que terão segundo turno das eleições municipais. Neste ano, coincidentemente, o dia 28 de outubro cai no dia seguinte ao fim de semana das eleições. Desse modo, a mudança acontece para não haver conflito entre as datas.
Pontos facultativos são decretados em dias úteis de trabalho, geralmente entre feriados e fins de semana. Nesses dias, os funcionários públicos são dispensados do serviço, sem prejuízo da remuneração.




