Empatia e solidariedade. É o que o novo Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no Aeroporto de Fortaleza, oferece para refugiados que migram para o Ceará.
O equipamento, da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), já funciona desde o início da semana e serve como espaço de orientação sobre o processo migratório e faz encaminhamentos à rede de atendimento, contribuindo com o primeiro momento de chegada do migrante ao Ceará.
A inauguração do equipamento no Aeroporto de Fortaleza acontece pouco mais de um mês após a instalação do primeiro PAAHM na Rodoviária de Fortaleza. A multiplicidade de locais facilita o acesso a migrantes que chegam por vias variadas, seja em um fluxo dentro do próprio Estado ou mesmo vindo de fora do Brasil.
Para a secretária de Direitos Humanos, Socorro França, o foco é cuidar das pessoas que chegam ao Ceará.
“Nós iniciamos na rodoviária e estamos aqui no aeroporto, com esse espaço que proporciona um primeiro momento de referência e o encaminhamento para toda uma rede do Estado que está comprometida, a partir da determinação do governador Elmano de Freitas, a cuidar das pessoas que chegam ao Ceará. Essa é uma entrega que tem coração, tem vontade e tem garra para receber aqueles que vêm de outros países e aqui chegam sem saber qual será o seu destino”, afirma a secretária.