MENU

Justiça do Maranhão determina realização de concurso para professores na rede estadual

Na fundamentação da sentença, o juiz declarou que a administração pública é obrigada a realizar concurso público
Na fundamentação da sentença, o juiz declarou que a administração pública é obrigada a realizar concurso público. (Foto: Agência Brasil)

O Governo do Estado do Maranhão foi condenado a realizar concurso público para professor da rede estadual de ensino, no prazo de um ano.A sentença foi proferida pelo juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.

A sentença ainda determina que o Estado do Maranhão deve apresentar à Justiça um cronograma das atividades a serem desenvolvidas para o cumprimento da sentença, no prazo de 90 dias.

A condenação acolheu pedido do Ministério Público contra o Estado do Maranhão, com base em denúncia anônima sobre a falta de publicidade para contratar professores e professoras aprovadas no processo seletivo da Secretaria de Estado da Educação.

De acordo com a denúncia recebida pelo MPMA, não estaria sendo publicada a relação dos candidatos convocados por disciplina e unidade regional, bem como há necessidade de concurso público, pois muitas disciplinas estão com carência de docentes.

Ainda segundo as informações recebidas pela entidade, ao menos dois processos seletivos teriam sido realizados em 2023, o primeiro para a contratação temporária de 493 professores e formação de cadastro de reserva, que irão trabalhar nos Centros de Ensino Médio em Tempo Integral, em diversos municípios maranhenses. 

O segundo, seria o Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Professores para atuar na Educação Indígena Básica das cidades do Maranhão.

Na fundamentação da sentença, o juiz declarou que a administração pública é obrigada a realizar concurso público para o acesso aos cargos ou empregos públicos, conforme a Constituição Federal.

Dentre outras alegações, a SEDUC informou que adota medidas emergenciais para as escolas públicas garantirem o quadro de professores completo. Explicou ainda que, sem as contratações temporárias, o Estado ficará impossibilitado de ofertar a Educação Básica em todo o Estado.

O Estado informou, ainda, como motivo para contratação por processo simplificado, a extensão territorial do Maranhão que é organizada administrativamente em 20 Unidades Regionais de Educação, para atendimento dos 217 municípios.

O juiz, no entanto, considerou que a ausência de concurso público há anos e as repetidas contratações temporárias por meio de seletivo simplificado descaracterizam qualquer necessidade e excepcionalidade do serviço público a ser prestado, não justificando a contratação temporária.

“Por isso, é inadmissível que o Estado do Maranhão lance mão dessa medida excepcional para perpetuar contratações em prejuízo da regra constitucional do concurso público”, ressaltou o juiz.

Se a decisão da Justiça for descumprida, o Estado do Maranhão deverá pagar multa diária no valor de R$ 1.000,00, a ser destinada ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.

Com informações do  Tribunal de Justiça do Maranhão

28
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Sarto resgata vídeo em que André Fernandes fala sobre aborto, e candidato do PL rebate; confira

Notícias relacionadas:

foto site (80)
Maranhão
Maranhão intensifica mobilização da população para autorização eletrônica de doação de órgãos
NOTICIAS-8 (57)_Easy-Resize.com
Maranhão
Governo do Maranhão devolve mais de 500 celulares roubados ou furtados aos verdadeiros donos
foto site (75)_Easy-Resize.com
Maranhão
INMET emite alerta para chuvas intensas com risco de queda de energia em seis municípios do Maranhão
foto site (68)
Maranhão
Criança sobe em caixa d’água de 20 metros para tirar foto e cai dentro da estrutura, no MA
logo-urbnews-redondo