A execução das obras de drenagem e urbanização da Avenida Heráclito Graça, em Fortaleza, alcançaram 50%, com 70% do reservatório de contenção de cheias concluído. A finalização das obras está prevista para dezembro deste ano, segundo informações da Prefeitura de Fortaleza. Nesta terça-feira (22), o prefeito José Sarto (PDT), vistoriou o andamento dos trabalhos.
Segundo Sarto, a obra utiliza uma tecnologia inédita no Ceará, desenvolvida para resolver problemas recorrentes de alagamento da região, quadro hiper comum durante o período chuvoso de Fortaleza.
“É um reservatório subterrâneo com capacidade para acumular 14 mil metros cúbicos de água, que serão direcionados para o riacho Pajeú, resolvendo definitivamente o problema da Heráclito Graça”, explicou o prefeito.
O reservatório subterrâneo terá capacidade para armazenar o equivalente a 13 piscinas olímpicas e ficará localizado entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo. Ele será responsável por controlar o escoamento das águas pluviais, que serão direcionadas gradualmente para o riacho Pajeú.
Além dele, bocas de lobo e grelhas serão instaladas ao longo da via, como medida para facilitar a drenagem da água das chuvas.
De acordo com Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura (Seinf), a obra, que conta com um investimento de R$ 24 milhões, inclui ainda pavimentação com piso intertravado, novas calçadas e outras melhorias urbanísticas.
“Com o reservatório concluído, já conseguimos controlar as cheias. A próxima fase, além do reservatório, inclui a pavimentação da via, que já começou em alguns trechos. O local já conta com piso intertravado e calçadas prontas. Em seguida, será reformada a praça Rachel de Queiroz, localizada na Heráclito Graça, com paisagismo sendo implementado gradualmente. O mais importante é que, em dezembro, a obra esteja funcional, protegendo a área contra inundações e com o trânsito liberado”, informou o secretário.