A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará anunciou uma mobilização robusta para a Operação Eleição 2024, iniciada neste fim de semana, abrangendo sábado (26) e domingo (27).
A operação será realizada em Fortaleza e Caucaia – cidades cearenses onde ocorrerão um segundo turno das eleições municipais. Ao todo, serão mobilizados 11.076 profissionais, com reforço no efetivo policial, ampliação de delegacias em regime de plantão e uma estreita integração com órgãos federais e municipais.
A iniciativa, coordenada pela SSPDS, é fruto de uma parceria estratégica com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Polícia Federal (PF), o Ministério Público e outras instituições.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (24), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), foram apresentados os detalhes do plano operacional.
“Esse é um plano que, assim como no primeiro turno, se dá de forma integrada. Todas as Forças irão planejar e atuar para que tudo saia de uma forma sintonizada e, dessa forma, nós possamos trabalhar para amenizar qualquer ocorrência que, por ventura, surja dentro desse contexto”, declarou o delegado Harley Filho, coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.
“No sábado e no domingo, nós teremos 11 mil policiais destacados para atuar na operação 2º Turno das Eleições 2024. O trabalho será integrado com a Polícia Federal, que por sua vez atuará de forma primária na recepção das ocorrências, entretanto, as Forças de Segurança do Estado darão todo o apoio necessário para nós possamos, mais uma vez, de forma sintonizada diminuir todo e qualquer tipo de ocorrência que surja ao longo do dia 27”, detalhou ainda.
Patrulhamento
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) terá um papel preponderante, com 9.574 agentes destacados para intensificar o patrulhamento ostensivo em áreas estratégicas de Fortaleza e Caucaia. As ações visam coibir práticas ilícitas ligadas ao pleito eleitoral e garantir a ordem pública. O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE) atuará para combater a perturbação do sossego, enquanto o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE/PMCE) se dedicará à prevenção de acidentes de trânsito.
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por sua vez, alocará 523 policiais e manterá 28 delegacias em funcionamento nas 11 Áreas Integradas de Segurança (AIS) de Fortaleza e Caucaia.
Haverá um reforço extraordinário com a abertura de 15 delegacias plantonistas adicionais, operando das 8h às 20h nos dias 26 e 27. Na capital, unidades como o 1º, 2º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 12º, 13º, 17º, 19º, 26º, 30º, 32º e 34º Distritos Policiais estarão em plantão. Em Caucaia, funcionarão a Delegacia Metropolitana de Caucaia e os 8º, 22º, 23º e 31º Distritos Policiais.
Além disso, departamentos especializados como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Delegacia de Capturas (Decap) e a Delegacia do Aeroporto (Daer) também estarão operacionais.
Força-tarefa
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) somarão 295 e 79 profissionais, respectivamente, à força-tarefa. A operação contará ainda com 605 profissionais atuando nos setores de inteligência, sob a supervisão da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, e apoio de diversas unidades integradas, incluindo a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).