MENU

Mais de 11 mil profissionais das Forças de Segurança do Ceará atuarão neste 2º turno das eleições 

A operação será realizada em Fortaleza e Caucaia, com reforço no efetivo policial e ampliação de delegacias em regime de plantão
A iniciativa, coordenada pela SSPDS, é fruto de uma parceria estratégica com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Polícia Federal (PF), o Ministério Público e outras instituições. Foto: Paulo Cavalcanti / Ascom SSPDS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará anunciou uma mobilização robusta para a Operação Eleição 2024, iniciada neste fim de semana, abrangendo sábado (26) e domingo (27). 

A operação será realizada em Fortaleza e Caucaia – cidades cearenses onde ocorrerão um segundo turno das eleições municipais. Ao todo, serão mobilizados 11.076 profissionais, com reforço no efetivo policial, ampliação de delegacias em regime de plantão e uma estreita integração com órgãos federais e municipais. 

A iniciativa, coordenada pela SSPDS, é fruto de uma parceria estratégica com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Polícia Federal (PF), o Ministério Público e outras instituições.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (24), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), foram apresentados os detalhes do plano operacional. 

“Esse é um plano que, assim como no primeiro turno, se dá de forma integrada. Todas as Forças irão planejar e atuar para que tudo saia de uma forma sintonizada e, dessa forma, nós possamos trabalhar para amenizar qualquer ocorrência que, por ventura, surja dentro desse contexto”, declarou o delegado Harley Filho, coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.

“No sábado e no domingo, nós teremos 11 mil policiais destacados para atuar na operação 2º Turno das Eleições 2024. O trabalho será integrado com a Polícia Federal, que por sua vez atuará de forma primária na recepção das ocorrências, entretanto, as Forças de Segurança do Estado darão todo o apoio necessário para nós possamos, mais uma vez, de forma sintonizada diminuir todo e qualquer tipo de ocorrência que surja ao longo do dia 27”, detalhou ainda. 

Patrulhamento 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) terá um papel preponderante, com 9.574 agentes destacados para intensificar o patrulhamento ostensivo em áreas estratégicas de Fortaleza e Caucaia. As ações visam coibir práticas ilícitas ligadas ao pleito eleitoral e garantir a ordem pública. O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE) atuará para combater a perturbação do sossego, enquanto o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE/PMCE) se dedicará à prevenção de acidentes de trânsito.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por sua vez, alocará 523 policiais e manterá 28 delegacias em funcionamento nas 11 Áreas Integradas de Segurança (AIS) de Fortaleza e Caucaia. 

Haverá um reforço extraordinário com a abertura de 15 delegacias plantonistas adicionais, operando das 8h às 20h nos dias 26 e 27. Na capital, unidades como o 1º, 2º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 12º, 13º, 17º, 19º, 26º, 30º, 32º e 34º Distritos Policiais estarão em plantão. Em Caucaia, funcionarão a Delegacia Metropolitana de Caucaia e os 8º, 22º, 23º e 31º Distritos Policiais. 

Além disso, departamentos especializados como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Delegacia de Capturas (Decap) e a Delegacia do Aeroporto (Daer) também estarão operacionais.

Força-tarefa

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) somarão 295 e 79 profissionais, respectivamente, à força-tarefa. A operação contará ainda com 605 profissionais atuando nos setores de inteligência, sob a supervisão da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, e apoio de diversas unidades integradas, incluindo a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). 

66
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Sarto resgata vídeo em que André Fernandes fala sobre aborto, e candidato do PL rebate; confira

Notícias relacionadas:

André Fernandes anuncia que irá percorrer bairros de Fortaleza para agradecer votos recebidos
Eleições 2024
André Fernandes anuncia que irá percorrer bairros de Fortaleza para agradecer votos recebidos
André Figueiredo se reúne com Gardel Rolim e vereadores do PDT buscando apoio a Evandro Leitão
Eleições 2024
André Figueiredo se reúne com Gardel Rolim e vereadores do PDT buscando apoio a Evandro Leitão
Com 2 no Ceará, Brasil tem 11 municípios com prefeito, vice e vereadores eleitos do mesmo partido
Eleições 2024
Com 2 no Ceará, Brasil tem 11 municípios com prefeito, vice e vereadores eleitos do mesmo partido
Cidade cearense elege prefeito, vice e todos os vereadores do PT
Eleições 2024
Cidade cearense elege prefeito, vice e todos os vereadores do PT
logo-urbnews-redondo