Eleições de segundo turno em Fortaleza e Caucaia transcorrem de forma “tranquila” neste domingo (27), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). De acordo com o órgão, não houve nenhum registro de “grandes ocorrências”.
A expectativa é de que a votação se encerre pontualmente nas duas cidades cearenses e de que a apuração seja ainda mais rápida que a do primeiro turno realizado em 6 de outubro.
“Eleições sem filas pelo que pudemos observar em alguns locais principais e em Caucaia e urnas eletrônicas funcionando com tranquilidade. Então é uma eleição que tende a terminar o horário, sem filas e com tranquilidade”, garantiu o secretário de eleições do TRE-CE, Caio Guimarães.
Ainda de acordo com ele, duas urnas apresentaram problemas técnicos. “Tinha uma urna que o teclado estava ruim, apresentando defeito em uma das teclas, e preferiu-se trocar. E na outra trocou por uma questão de energia”, complementou.
Tiago Dias, juiz auxiliar da Presidência, declara que o transcorrer das eleições está tranquilo e que o TRE-CE espera uma apuração ainda mais rápida, devido aos investimentos no que diz respeito à coleta das mídias de urna. Em comparação com o 1º turno, Fortaleza contava com 22 pontos de transmissão e, neste 2º turno, com 35. Em Caucaia, a mudança foi de 1 para 21.
Participaram da coletiva, além do juiz, o diretor-geral do TRE-CE, Pedro Bruno Trigueiro; a secretária da Presidência, Denise Bastos Pontes; o secretário de Eleições, Caio Guimarães; o assessor de Segurança e Inteligência, José Ximenes, e o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Leandro Taddeo.
Em Fortaleza, a disputa pela Prefeitura municipal é entre André Fernandes do PL e Evandro Leitão do PT. Já em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do estado, a decisão está entre Nauri Amorim, do PSD, e Catanho, do PT.