O deputado estadual Evandro Leitão (PT) venceu, em eleição disputada em segundo turno, o deputado federal André Fernandes (PL) e foi eleito o novo prefeito de Fortaleza. Com 100% das urnas apuradas, o petista obteve 50,38% dos votos válidos, ante 49,62% do adversário Fernandes. Evandro recebeu 716.133 votos e André 705.295 votos.
Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a candidatura de Leitão teve, desde o início, importantes adesões, como a do governador Elmano de Freitas (PT), a do ministro da Educação Camilo Santana (PT), a do senador Cid Gomes (PSB) e, no segundo turno, a participação mais efetiva da deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT).
Biografia
Evandro Leitão tem 57 anos de idade e é natural de Fortaleza. Leitão foi eleito três mandatos consecutivos para o cargo de deputado estadual, sendo o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
Antes de entrar para a política, Leitão foi presidente do Ceará Sporting Club entre 2008 e 2015. Como gestor, o petista também foi nomeado como Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará de 2011 a 2013, durante o segundo mandato do ex-governador Cid Gomes (PSB).
Fortaleza
A partir de 2025, o petista comandará a quarta cidade mais populosa do Brasil e a maior das regiões Norte e Nordeste.
A Região Metropolitana de Fortaleza se destaca como a sexta mais populosa do Brasil e a principal das regiões Norte e Nordeste, abrigando 4.051.744 habitantes em 2017. É a metrópole nordestina com a maior área de influência regional, além de deter a terceira maior rede urbana do país em termos populacionais, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro.
Atualmente, Fortaleza figura como a décima primeira cidade mais rica do Brasil, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 65 bilhões de reais, posicionando-se como a líder econômica do Nordeste. A região metropolitana da cidade é a terceira mais próspera das regiões Norte e Nordeste. Como importante polo industrial e comercial, a capital cearense possui o oitavo maior poder de compra municipal do país.




