Circula nas redes sociais um vídeo em que o vereador eleito Inspetor Alberto (PL), aliado do candidato André Fernandes (PL), aparece maltratando um porco, fazendo alusão ao adversário Evandro Leitão (PT). Nas filmagens, o parlamentar arrasta o animal pelas orelhas.
“Você vai pra panela, venha. Leitão, seu desgraçado, você vai pra panela, dia 27. Me aguarde. Você vai ver. Vou comer você bem assadinho”, diz Inspetor, segurando o porco pelas orelhas.
Maltratar animais é crime. A pena vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.
Polícia Civil abre inquérito
“A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informa que investiga uma denúncia de maus-tratos a um suíno que circula nas redes sociais. No vídeo, o inspetor de Polícia Civil aposentado, que também é vereador da Capital, maltrata um animal fazendo referência a um candidato à Prefeitura de Fortaleza. Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da PCCE, responsável por apurar crimes de maus-tratos a animais” informou a corporação em nota.
Ameaças contra Evandro
Na última semana, Inspetor Alberto foi alvo de investigação da Polícia Civil, por dirigir, também em vídeo, fala em tom de ameaça contra o candidato petista que disputa o segundo turno contra o candidato do PL.
No vídeo, o vereador diz: “Leitão, filho da p., tu vai para a churrasqueira. Prepara teu caixão, vagabundo”. Para a imprensa, Inspetor Alberto afirmou que, no momento da gravação, “iria falar prepara o carvão”, em referência a um dos jingles de André Fernandes, mas acabou trocando a palavra.
Ainda nesta quinta, o candidato pelo PT, Evandro Leitão, registrou um Boletim de Ocorrência (BO) contra Alberto, classificando as ameaças do vereador, que foi eleito no domingo (6), como “graves”, e alegou que a situação representa um risco à sua segurança.




