O vereador Inspetor Alberto (PL) se pronunciou sobre o vídeo em que aparece maltratando um porco neste domingo (27). A resposta do parlamentar veio na noite do mesmo dia, após um inquérito da Polícia Civil do Ceará ser aberto para investigar o caso, que repercutiu de forma negativa nas redes sociais.
Em nota, a assessoria jurídica do vereador afirmou que ele estava transferindo o animal de um lugar para o outro e “que a conduta foi realizada sem nenhum intuito de causar dor ou desprezo ao animal, bem como que, em momento algum, o trato com o animal se deu única e exclusivamente para a gravação de vídeo.”
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da PCCE, responsável por apurar crimes de maus-tratos a animais, abriu um inquérito para investigar o caso.
Maltratar animais é crime. A pena vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.
Entenda o caso
Em filmagens compartilhadas nas redes sociais o vereador aparece puxando o animal pelas orelhas e fazendo alusão ao candidato eleito prefeito de Fortaleza Evandro Leitão.
“Você vai pra panela, venha. Leitão, seu desgraçado, você vai pra panela, dia 27. Me aguarde. Você vai ver. Vou comer você bem assadinho”, diz Inspetor, segurando o porco pelas orelhas.
Nota completa da assessoria jurídica do Vereador:
A assessoria jurídica do Vereador Inspetor Alberto vem a público, por meio desta Nota, com o intuito de contextualizar os vídeos que estão sendo divulgados nas redes sociais na data corrente em que o Vereador estaria em supostas situações de maus tratos, bem como de repudiar as acusações de menosprezo e maus tratos aos animais.
Inicialmente, esclareça-se que o contexto da situação está inserido em um dia em que o Vereador Inspetor Alberto já se encontrava em um sítio-fazenda. Na ocasião, ele transferia o animal de um lugar para outro e, durante esse trâmite, aproveitou e proferiu algumas palavras no bojo do cenário político que circunda o Município de Fortaleza, reforçando-se que a conduta foi realizada sem nenhum intuito de causar dor ou desprezo ao animal, bem como que, em momento algum, o trato com o animal se deu única e exclusivamente para a gravação de vídeo.
Aproveita-se a oportunidade para ressaltar que o vídeo em questão, que circula nas redes sociais, em nenhum momento foi publicado nas páginas oficiais do Vereador Inspetor Alberto. Por fim, reforça-se o empenho e a dedicação do Vereador Inspetor Alberto à defesa dos animais, salientando-se que age sempre em respeito aos milhares de eleitores que depositaram a confiança e a esperança em seu projeto político.