Em uma declaração enfática, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afastou qualquer possibilidade de disputar cargos eletivos em 2026. “Eu tenho mandato de senador, não tenho intenção alguma de disputar nada em 2026”, sublinhou nesta quarta-feira (30), durante sua participação na reunião do G20, em Fortaleza.
Camilo destacou que seu foco permanece voltado ao Ministério da Educação. “Minha motivação agora é fazer um grande trabalho no Ministério da Educação, junto com o presidente Lula, que para mim é o maior presidente da história desse país, que tem reconstruído a educação pública deste país”, afirmou.
Especulações
As especulações sobre uma possível candidatura de Camilo foram recentemente abordadas pelo deputado federal e ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB). Em entrevista a um programa de rádio na última terça-feira (29), Eunício descreveu Camilo Santana como “sucessor natural” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso o atual presidente opte por não se candidatar em 2026.