O paulista Gabriel Bortoleto, de 20 anos, conquistou, neste domingo (8), o título de campeão mundial na Fórmula 2, após terminar o GP de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) em segundo lugar. Com o resultado, o piloto será o primeiro brasileiro, após oito anos, a participar da Fórmula 1 em 2025.
Durante a corrida neste domingo, ele foi beneficiado pelos problemas de seu principal rival, o francês Isack Hadjar, que deixou o carro morrer logo na largada e acabou terminando em 19º. Agora Bortoleto tem os títulos da Fórmula 3 (conquistado no ano passado) e da Fórmula 2 no currículo.
Nascido em São Paulo em 14 de outubro de 2004, Bortoleto tem tido ascensão surpreendente no automobilismo. Ele iniciou sua trajetória no kart aos sete anos e estreou em carros de fórmula em 2020. Passou pela F4 italiana e pela Fórmula Regional Europeia (FRECA) antes de chegar à Fórmula 3, em 2023. Na primeira temporada na F3, foi o campeão pela Trident após vencer duas provas. Agora, sagrou-se campeão também na Fórmula 2.
Gabriel Bortoleto já tem contrato garantido com a Sauber para 2025 e vai representar o Brasil na F1. Ele será o primeiro piloto brasileiro a disputar uma temporada na principal categoria do automobilismo desde 2017, ano em que Felipe Massa deixou a competição.
O campeão terminou a temporada com 214,5 pontos e duas vitórias, contra 192 do vice-líder Hadjar. O primeiro contato do agora campeão da Fórmula 2 com o carro da Sauber na Fórmula 1 será nos testes de pós-temporada, também em Abu Dhabi.




