Nesta terça-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido a uma cirurgia de emergência, voltando as atenções para seu estado de saúde. Aliados do petista e do Palácio do Planalto expressaram seus votos de rápida recuperação, através das redes sociais.
Lula precisou passar por um procedimento cirúrgico de urgência após sofrer uma hemorragia cerebral, que, segundo sua equipe médica, está relacionada à queda doméstica que ele teve em outubro deste ano, resultando em traumatismo craniano. No momento, ele está se recuperando em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), expressou seus votos de pronta recuperação ao presidente. “Desejo pronta recuperação ao querido presidente Lula, que foi submetido a uma cirurgia nesta madrugada em São Paulo. Todas as nossas orações para seu rápido restabelecimento”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
A vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), por sua vez, falou em orações durante a recuperação de Lula. “Que Deus o abençoe com muita saúde para seguir cuidando do nosso país”, completou.
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), também desejou melhoras ao presidente, enviando seu apoio e força. “Boa recuperação, presidente Lula! Volte logo. Estamos todos com você”, disse.
O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), enviou suas orações e votos de saúde ao presidente. “Desejo uma pronta e excelente recuperação ao presidente Lula, que passou por cirurgia de urgência nesta madrugada, em São Paulo. Estaremos em orações por sua saúde, presidente”, afirmou Leitão.
O líder do governo petista na Câmara, deputado federal José Guimarães, disse estar aliviado com as “boas notícias” sobre a recuperação de Lula. “Aliviado com as boas notícias da recuperação do Presidente Lula. Os médicos que o atendeu disseram que ele terá alta na próxima semana para retomar vida normal. Segundo a equipe médica, não há nenhuma sequela. Vamos orar pela recuperação imediata do nosso Presidente Lula”, declarou.
Membros do Palácio do Planalto também expressaram seus votos, como a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que desejou força e energia para superar o momento. “Desejo pronta recuperação ao presidente Lula. Que sua força e determinação de sempre sejam renovadas. Saúde e energia para continuar a caminhada a favor do Brasil!” afirmou.
Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, desejou que Lula se recupere rapidamente e se fortaleça para retomar suas atividades. “Desejo uma rápida recuperação ao presidente Lula e que ele se restabeleça plenamente após o procedimento cirúrgico. Que sua saúde se fortaleça e ele possa retomar suas atividades com vigor”, concluiu.
Os médicos responsáveis pelo presidente informaram que ele ficará sob observação na UTI pelas próximas 48 horas. Eles afirmaram que a expectativa é de que Lula retorne a Brasília já na próxima semana. Além disso, a equipe médica garantiu que não há sinais de complicações ou sequelas após o procedimento cirúrgico.