Os dois primeiros nomes para o secretariado da gestão de Evandro Leitão (PT) foram tornados públicos nesta quarta-feira (11). Socorro Martins deve comandar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Júnior Castro deve assumir a Secretaria de Governo da Prefeitura de Fortaleza. Socorro retorna ao comando da pasta após 9 anos – ela já foi secretária de Saúde, de 2013 a 2016, na gestão Roberto Cláudio.
A confirmação ainda não foi feita oficialmente pelo prefeito eleito. O quadro de secretários deve ser confirmado pelo futuro gestor ao longo desta semana.
A indicação dos nomes, todavia, foi amplamente divulgada pela imprensa nesta quarta-feira (11) e respaldada pelo líder do PT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o deputado De Assis Diniz (PT). Ao se referir a Socorro Martins, ele falou na crise da saúde que a capital cearense enfrenta e que a escolha foi estratégica diante desse momento de “muita turbulência”. “Que ela se prepare para os primeiros 90 dias”, disse.
Júnior Castro, por sua vez, é aliado de primeira hora do futuro prefeito Evandro Leitão e prefeito de Chorozinho, ele também é presidente da Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). Dito isso, Castro deve assumir uma das secretarias mais importantes da estrutura administrativa, equivalente à Casa Civil do Governo do Ceará.
À Urbnews, a futura primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, comentou as expectativas para a composição do secretariado, mas ainda sem confirmar oficialmente nenhum dos nomes especulados. “Eu acredito que nas próximas semanas o nosso prefeito eleito junto com a sua vice Gabriella Aguiar, anunciarão todos os secretários”, adiantou.
Ainda questionada sobre o perfil dessas indicações, ela afirmou que Evandro deve priorizar um secretariado técnico e uma gestão participativa; “Com certeza técnico, porque precisamos fazer uma gestão eficiente então precisamos colocar técnicos, secretários bem formados e experientes na gestão, porque é isso que o nosso próximo prefeito visualiza. É uma gestão participativa, com muita eficiência, para ajudar todos os nossos irmãos de Fortaleza.”
Cristiane Leitão participou nesta quarta da entrega do Selo Alece ESG na Gestão Pública para municípios cearenses. Ao todo, 12 cidades, entre 41 inscritas, atenderam aos critérios e atingiram pontuação necessária para serem contemplados.
O selo é uma iniciativa do Legislativo cearense, promovida por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), em parceria com o Governo do Estado, e com apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), que visa reconhecer as gestões municipais que atuam alinhadas às boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança.