Nesta quarta-feira (11), usuários de várias regiões do Brasil enfrentaram instabilidades nas redes sociais WhatsApp, Instagram e Facebook. O problema, identificado pelo portal Downdetector, que monitora o funcionamento de plataformas online, teve início por volta das 14h46. Até o momento mais de 63 mil registros de falhas foram contabilizados.
Além disso, os termos “WhatsApp caiu”, “WhatsApp fora do ar”, “Instagram fora do ar” e “Facebook fora do ar” começaram a ganhar destaque no Google Trends, com um aumento considerável nas buscas nas últimas horas. As três plataformas, que pertencem à Meta, sofreram com dificuldades técnicas simultâneas, afetando a comunicação e interação dos usuários.
No WhatsApp, a instabilidade foi maior, afetando usuários em diversas partes do mundo. Em resposta ao problema, a plataforma usou suas redes sociais para informar que estava ciente da situação e que já estava trabalhando ativamente em uma solução e começando a ver um retorno ao normal para a maioria das pessoas. “Esperamos que as coisas voltem ao normal em breve”, afirmou.
Já no Instagram as falhas se apresentaram por volta das 14h39, conforme os registros do DownDetector. Mais de 5.500 notificações foram feitas, com usuários relatando problemas principalmente no aplicativo móvel. Em resposta, a plataforma se desculpou publicamente, afirmando: “Olá, sabemos que há um problema técnico que está afetando o acesso de algumas pessoas ao Instagram. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”