Os dias 12 de dezembro tem um viés especial para os católicos latinos. Acontece que, nesta mesma data, em 1531, Nossa Senhora de Guadalupe apareceu quatro vezes no México. Desde então, fieis de toda a América Latina partem em uma peregrinação rumo à capital mexicana para expressar sua devoção.
Registros compartilhados nas redes sociais mostram peregrinos de todas as idades chegando à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. Muitos vão andando normalmente, alguns ajoelham-se, outros engatinham enquanto carregam a imagem da santa nas costas. Até mesmo crianças participam do cortejo.
A crença religiosa diz que, no dia 12 de dezembro de 1531, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe apareceu pintada prodigiosamente no manto de um humilde indígena mexicano. O tecido do manto, feito de cacto, não deveria durar mais do que 20 anos, e esse já existe há mais de quatro séculos e meio. Este, dizem os fieis, é o grande milagre de Guadalupe.
A santidade da Virgem de Guadalupe foi reconhecida em 1875 e, em 1945, o papa Pio XII a declarou padroeira de toda a América Latina.