Nesta sexta-feira (13), é comemorado o Dia Nacional do Forró. A data homenageia um dos mais importantes músicos brasileiros, o “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga. De autoria da deputada federal Luiza Erundina (Psol), a Lei n° 11.176 foi sancionada em 2005.
Ressignificando o ritmo nordestino, um nome tem se tornado um verdadeiro fenômeno entre a cultura geek: Denilson Felix. Conhecido como “sanfoneiro dos animes”, ele conquistou mais de 79 mil inscritos em seu canal no YouTube, onde se dedica a reinterpretar temas clássicos do universo dos animes no ritmo contagiante do forró.
Suas versões em sanfona de músicas icônicas de franquias como Dragon Ball, Naruto, Os Cavaleiros do Zodíaco, Attack on Titan e Yu Yu Hakusho têm ganhado destaque e atraído fãs de diferentes gerações. A mistura do forró com o universo geek é uma prova de como esse gênero musical brasileiro pode se reinventar e conquistar novos públicos.
Denilson já acumula mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, e atualmente seu canal no Youtube conta com 8 milhões de visualizações.
O rei do baião e a data
“Vem morena pros meus braços, vem morena, vem dançar”
Esse é o convite imortalizado na voz de Luiz Gonzaga, grande representante do forró. O homem que inspirou a data, criada em 2005 em sua homenagem, nasceu na cidade de Exu, em Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912.
Responsável pela popularização dos ritmos que compõem o forró por todo o Brasil, como o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e pé-de-serra, Gonzaga marcou um capítulo importante na história da música nordestina e passou seu legado entre a família.
O filho, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, conhecido como Gonzaguinha, também seguiu carreira no forró, assim como o neto, Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha, que é músico independente e instrumentista até hoje.
Com contribuição de Duda Andrade, da Redação.