O Ceará foi palco, nesta semana, da reintrodução do periquito-cara-suja na Reserva Natural Serra das Almas, a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do estado. O animal, que teve seus últimos espécimes confirmados na região há 114 anos, voltou ao seu habitat natural por meio do projeto Refaunar Arvorar.
Ao todo, 18 pássaros foram reintroduzidos na Reserva. Além deles, outros três da mesma espécie, que foram apreendidos pelo IBAMA e enviados para o Arvorar como fiel depositário, foram translocados para passar pelo processo de aclimatação para posterior soltura no ambiente natural.
Confira
Reconhecida pela UNESCO como o primeiro Posto Avançado da Biosfera no estado desde 2005, a reserva está localizada no Planalto da Ibiapaba, entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Com uma área protegida de 6.285,38 hectares, a Serra das Almas abriga quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e contribui para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos.
Já o Refaunar Arvorar é um projeto, recém-aberto para o público, do novo parque temático do Beach Park. O projeto é voltado à educação e conservação ambiental e é realizado em parceria com as ONGs Associação Caatinga e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).
A reintegração da espécie também contou com o esforço do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga, do Ministério do Meio Ambiente. Além do periquito, o Refaunar Arvorar também abre caminhos para a reintrodução de outras espécies que já desapareceram do território cearense, como emas e araras.