O brasileiro Gabriel Bortoleto continua somando resultados positivos em sua carreira, mesmo após o fim da temporada de 2024. Após ter sido conformados um dos pilotos da Sauber para 2025 e vencer a Fórmula 2 em sua primeira temporada na competição, Bortoletto foi eleito o ‘Novato da temporada’ e recebeu o título das mãos de Max Verstappen, nesta sexta-feira (13) durante a cerimônia de premiação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
“Estou muito feliz de estar aqui hoje recebendo esse prêmio. Na última temporada também tive um bom ano como rookie (novato), mas Oscar também teve uma ótima temporada de estreante na F1 e conseguiu o título, disse Bortoleto.
Gabriel será o primeiro brasileiro a disputar uma temporada de Fórmula 1 desde 2017, quando Felipe Massa se afastou das competições. O piloto conquistou o título da Fórmula 2 com 214,5 pontos e duas vitórias, superando o vice-campeão Hadjar, que somou 192 pontos. O primeiro contato de Bortoleto com o carro da Sauber será durante os testes de pós-temporada, que acontecerá em Abu Dhabi.
Gabriel , piloto paulista de 20 anos, fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o título de campeão da Fórmula 3, em sua temporada de estreia. O piloto iniciou sua carreira no kart aos sete anos e rapidamente se destacou nas categorias de base. Ele passou pela F4 italiana e pela Fórmula Regional Europeia (FRECA), onde continuou a mostrar seu talento e capacidade de evolução. Em 2023, fez sua estreia na Fórmula 3, onde venceu duas corridas e se consagrou campeão pela equipe Trident. Seu desempenho na F3 foi seguido de uma transição bem-sucedida para a Fórmula 2, onde consolidou seu sucesso com o título mundial, preparando-se agora para a Fórmula
Em 2024, o piloto paulista ampliou sua trajetória de sucesso ao vencer o campeonato mundial da Fórmula 2, após terminar o GP de Abu Dhabi em segundo lugar. Essa conquista lhe garantiu uma vaga na Fórmula 1, fazendo dele o primeiro brasileiro a assegurar um lugar na principal categoria do automobilismo após oito anos.
Com o resultado na Fórmula 2, Bortoleto se prepara para estrear na Fórmula 1 em 2025, representando o Brasil.