O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta na manhã deste domingo (15). O mandatário estava internado desde terça-feira (10), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde passou por uma cirurgia na cabeça.
A informação foi confirmada pela infectologista Ana Helena Germoglio, médica do presidente, em coletiva de imprensa com médicos da equipe de Lula sobre o estado de saúde do petista.
“Devido à recuperação do nosso paciente, que foi extremamente acima do esperado, o presidente está de alta hospitalar e deve voltar para casa já, já”, disse a médica Germoglio.
De acordo com o médico Roberto Kalil Filho, Lula irá ficar os próximos dias em São Paulo, para acompanhar a cicatrização do procedimento e fazer uma nova tomografia na quinta (19), e poderá retornar às suas atividades. “O presidente está de alta hospitalar e não de alta médica”, disse Kalil.
Já na última sexta (13), o presidente havia compartilhado um vídeo andando nas dependências do hospital, ao lado do neurologista Marcos Stavale, após deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Após reclamar de fortes dores de cabeça, Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência na última terça (10), em decorrência de uma hemorragia intracraniana, e a outro procedimento cirúrgico na quinta (12), para mitigar possíveis novas complicações.
No boletim médico divulgado no sábado (14), foi informado que o presidente evoluiu significativamente na recuperação do procedimento. Lula passou por exames de sangue no sábado e estava “lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando”, conforme a nota.
Mesmo internado, Lula não foi substituído no cargo pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que apenas representou o político em alguns compromissos presidenciais ao longo da semana.