Em 2024, o Centro de Eventos do Ceará (CEC) deverá alcançar um marco significativo, registrando o maior número de eventos sediados na última década, segundo um balanço divulgado pela Secretaria do Turismo (Setur). A previsão é de que o número de eventos aumente em 7%, totalizando 130, superando a marca anterior de 122 eventos, alcançada em 2023. Com isso, o CEC ultrapassará o recorde de 125 eventos registrados em 2015.
Além do crescimento no número de eventos, a estimativa para o público também é positiva. A Setur projeta que o CEC receba um total de 672,9 mil visitantes até o final de 2024, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior.
Feiras foram os eventos que mais atraíram o público, somando mais de 300 mil participantes ao longo do ano. Outros eventos de destaque incluem congressos, atividades religiosas, corporativas e shows. O segundo semestre, especialmente entre setembro e outubro, se destacou como o período de maior movimentação, com 31 eventos realizados e mais de 220 mil participantes.
Em 2024, o Estado investiu na capacitação de aproximadamente 7,5 mil profissionais do setor turístico, incluindo agentes de viagens e operadores, com o objetivo de fortalecer a promoção do Ceará como um destino turístico.
Para atingir esse objetivo, foram organizados 53 roadshows, dos quais mais da metade tiveram caráter internacional, abrangendo 13 países. Entre os principais destinos visitados estavam os Estados Unidos, Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Portugal, Itália, Chile, Paraguai e Argentina.
No quesito internacional, o CEC se tornou palco de grandes eventos globais. Entre eles, destaca-se a realização das reuniões técnicas e ministeriais do G20, que reuniu representantes das maiores economias do mundo para discutir questões fundamentais da atualidade.
Em outubro, o Centro de Eventos sediou o Encontro Global de Educação (GEM) 2024, organizado pela UNESCO, o primeiro a acontecer no hemisfério Sul. Já em novembro, o CEC foi escolhido para receber a Cúpula Mundial sobre Transição Energética, World Summit on Energy Transition, considerada uma das mais importantes sobre o tema.
No que diz respeito a conquistas, o CEC foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o Jacaré de Ouro do Prêmio Caio, na categoria “Centro de Convenções de Grande Porte do Nordeste”. A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Ceará (ABAV-CE) também reconheceu o local como “Equipamento Turístico Destaque de 2024”.