MENU

PIB cearense cresce 6,67% no 3° trimestre do ano e supera média nacional, anuncia governador Elmano

Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o setor agropecuário foi o principal fator para a alta no PIB cearense, com um crescimento de 18,56%
A produção de suínos foi um dos destaques, com um aumento de 12%, e a produção de leite, que mantém o Ceará como o terceiro maior produtor do Nordeste, avançou 0,2% no período. Foto: Thiara Montefusco e Carlos Gibaja/Casa Civil

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentou um desempenho notável no terceiro trimestre de 2024, com crescimento de 6,67% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse avanço é superior ao registrado no Brasil, que ficou em 4%, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional, superando estados vizinhos do Nordeste, como Bahia e Pernambuco. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (16), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), comemorou o desempenho da economia cearense através das redes sociais. “Mais uma excelente notícia para a economia do Estado! Esses resultados demonstram que estamos no caminho certo para o crescimento e o desenvolvimento do nosso estado, sempre com o objetivo de gerar mais emprego e renda e melhorar a qualidade de vida da nossa população!”, destacou. 

O setor agropecuário foi o principal fator para a alta no PIB cearense, com um crescimento de 18,56%. A produção de suínos foi um dos destaques, com um aumento de 12%, e a produção de leite, que mantém o Ceará como o terceiro maior produtor do Nordeste, avançou 0,2% no período. 

Além disso, a indústria também teve um bom desempenho, avançando mais de 12% no terceiro trimestre do ano, com destaque para a indústria de transformação. Setores como a produção de calçados, vestuário, têxteis e produtos de metal foram os maiores responsáveis pela expansão. A construção civil também contribuiu positivamente para o resultado do PIB da indústria cearense.

O Ipece ressaltou ainda que, em 2024, a indústria cearense registrou uma expansão de 11,8% em relação ao ano anterior, acumulando o quarto trimestre consecutivo de crescimento. Mesmo com uma base de comparação desfavorável em 2023, os números são um indicativo claro de que as indústrias locais estão respondendo positivamente aos estímulos econômicos, incluindo programas sociais que aqueceram a demanda das indústrias.

A previsão do Ipece para o fechamento do ano do PIB do Ceará em 2024 foi revisada para 5,57%, superando a meta inicial de 4,41%. Esse número, se confirmado, representará o maior crescimento da economia cearense nos últimos anos. Para 2025, as previsões seguem positivas, com uma expectativa de crescimento de 2,51%, superando a média nacional de 2%.

80
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Pré-carnaval em Fortaleza: confira a programação para janeiro e fevereiro 
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza

Notícias relacionadas:

Ceará tem 65% de chance de chuva dentro e acima da média entre fev e abril, diz Funceme
Ceará
Ceará tem 65% de chance de chuva dentro e acima da média entre fev e abril, diz Funceme
evandro anuncia investimento IJF
Ceará
Ao lado de Evandro, governador Elmano anuncia R$ 48 milhões a mais para o IJF por ano 
Número de colisões entre trens e carros diminui mais de 30% no Ceará
Ceará
Número de colisões entre trens e carros diminui mais de 30% no Ceará
Cobrança de ingresso em Parque de Jericoacoara é suspensa até apresentação de plano
Ceará
Cobrança de ingresso em Parque de Jericoacoara é suspensa até apresentação de plano
logo-urbnews-redondo