MENU

Ceará e Pernambuco discutem limites territoriais de 20 cidades na divisa dos dois estados

O principal objetivo das ações é evitar conflitos judiciais, como o que ocorreu na disputa territorial entre os estados do Ceará e do Piauí
O acordo será formalizado entre o presidente eleito da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PDT) e o atual presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB). Foto: Reprodução/Governo do Estado

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) está em negociação avançada com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com o objetivo de formalizar um acordo que irá estabelecer os limites territoriais entre os municípios situados na divisa entre os dois estados.

As informações foram divulgadas por Luiz Carlos Mourão, coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), órgão que atua em nome da Alece e lidera os estudos necessários para a assinatura do convênio.

Ao todo, 20 municípios fazem parte da divisa entre os dois estados. Do lado cearense estão: Salitre, Araripe, Santana do Cariri, Crato, Barbalha, Jardim, Penaforte, Jati, Brejo Santo e Mauriti. Já do Pernambuco, fazem parte: Araripina, Ipubi, Bodocó, Exu, Sítio dos Moreiras, Serrita, Cedro, Salgueiro, Verdejante e São João do Belmonte.

Mourão explica que a Comissão de Assuntos Municipais da Alepe se reuniu com representantes da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), na última segunda-feira (9), para discutir ações que visam resolver imprecisões nos limites territoriais de municípios do Estado, e destacou que “as tratativas sobre o acordo já estão bem avançadas”. 

Na última terça-feira (10), o tema foi novamente abordado em um encontro na sede da Alepe, onde ficou clara a necessidade de formalizar um convênio entre as Casas legislativas dos dois estados para assegurar o andamento do processo.

O acordo será formalizado entre o presidente eleito da Alece para o biênio 2025-2026, deputado Romeu Aldigueri (PDT), o atual presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Condepe/Fidem. Após conversas com representantes de Pernambuco, Mourão afirmou que o acordo será oficializado no início de fevereiro.

“Já mantive duas conversas com o deputado Romeu Aldigueri. Vamos procurá-lo, nós do comitê e o Ipece, no início do seu mandato, para definir a data de assinatura. O atual presidente, Evandro Leitão, tem total conhecimento das tratativas, porque foi a partir de sua iniciativa e por sua autorização que o processo foi iniciado”, explicou Mourão. 

O apoio jurídico ao processo é garantido pelo procurador da Alece, Rodrigo Martiniano, e pelo procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes. Segundo Mourão, o principal objetivo das ações é evitar conflitos judiciais, como o que ocorreu na disputa territorial entre os estados do Ceará e do Piauí. “Recebemos todo o apoio deles para evitar esse tipo de conflito, ao contrário do que aconteceu com o Piauí”, afirmou.

O trabalho entre os estados envolve, primeiramente, um estudo técnico detalhado, que abrange tanto a análise de campo quanto o levantamento de equipamentos públicos. A partir dos resultados obtidos, será elaborada uma proposta para definir as divisas entre Ceará e Pernambuco. Após a aprovação dessa proposta pelas assembleias legislativas de ambos os estados, ela será convertida em lei.

Dentre as ações já realizadas, destaca-se a solicitação de informações à empresa de energia Enel sobre os consumidores nas áreas próximas à divisa, além do pedido aos municípios envolvidos para que informem quais equipamentos públicos são administrados na região.

MUNICÍPIOS NA DIVISA

Ceará:

  • Salitre
  • Araripe
  • Santana do Cariri
  • Crato
  • Barbalha
  • Jardim
  • Penaforte
  • Jati
  • Brejo Santo 
  • Mauriti

Pernambuco: 

  • Araripina
  • Ipubi
  • Bodocó
  • Exu
  • Sítio dos Moreiras
  • Serrita
  • Cedro
  • Salgueiro
  • Verdejante 
  • São João do Belmonte
313
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Pré-carnaval em Fortaleza: confira a programação para janeiro e fevereiro 
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza

Notícias relacionadas:

Ceará tem 65% de chance de chuva dentro e acima da média entre fev e abril, diz Funceme
Ceará
Ceará tem 65% de chance de chuva dentro e acima da média entre fev e abril, diz Funceme
evandro anuncia investimento IJF
Ceará
Ao lado de Evandro, governador Elmano anuncia R$ 48 milhões a mais para o IJF por ano 
Número de colisões entre trens e carros diminui mais de 30% no Ceará
Ceará
Número de colisões entre trens e carros diminui mais de 30% no Ceará
Cobrança de ingresso em Parque de Jericoacoara é suspensa até apresentação de plano
Ceará
Cobrança de ingresso em Parque de Jericoacoara é suspensa até apresentação de plano
logo-urbnews-redondo