MENU

Ceará vai destinar imóveis da União para famílias que se enquadram no Minha Casa, Minha Vida

A iniciativa visa a destinação estratégica de imóveis da União para famílias que se enquadram no perfil do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e para projetos sociais
O decreto garante o fornecimento de água e dos serviços prestados pela Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Forense e Corpo de Bombeiros. Atendimento médico-hospitalar também será mantido. Foto: SSPDS.

O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, se reuniu, nesta segunda-feira (16), em Fortaleza, com a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, para a instalação do Fórum Estadual do Programa Imóvel da Gente no Ceará, que visa a destinação estratégica de imóveis da União para famílias que se enquadram no perfil do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e para projetos sociais.

“O que considero importante é que nós temos essa afinidade de estarmos aqui de mãos dadas, o Governo do Estado e o Governo Federal, sentar a mesa com o Governo Federal, com as comunidades, para encontrar soluções. Em algumas situações, o imóvel do Governo Federal pode ajudar a solucionar. Em outras, pode ser um imóvel do Governo do Estado, e outro pode ser um imóvel do município […]. O fundamental é sempre o benefício da população”, declarou o governador.

“As melhores soluções são construídas em conjunto, com os movimentos sociais, os governos municipais, estaduais e federal. Quando cada ente faz sua parte, conseguimos avançar”, complementou.

O Fórum Estadual do Ceará reúne representantes das administrações federal, estadual e municipal, além de organizações da sociedade civil. Ele auxilia na obtenção de informações sobre imóveis, realiza vistorias, sugere prioridades de destinação e acompanha os projetos.

Um dos principais focos do Programa é a ocupação de famílias nas proximidades do Aeroporto da capital cearense. No local, residem cerca de 400 famílias.

Na ocasião, ele também afirmou que o Estado irá aderir ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), com o intuito de assinar um acordo para implementação da política de cotas para mulheres em situação de violência doméstica nas contratações públicas.

“A iniciativa é muito importante para o Estado do Ceará, que tem um esforço grande para superarmos a violência contra as mulheres”, opinou.

A ação prioriza mulheres negras, pardas, trans, travestis e outras identidades de gênero feminino. O Ceará é o 8º estado a assinar a parceria. A Secretaria das Mulheres coordena a implementação, em parceria com o MGI e o Ministério das Mulheres.

Além disso, Elmano falou também sobre a instalação de dois novos campi do Instituto Federal de Educação (IFCE) em Fortaleza, sendo um deles na antiga sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSDPS) do Estado, na Avenida Bezerra de Menezes. A expectativa é que a obra inicie em 2025.

“Nós sabemos que o Governo Federal disponibilizou para os cearenses seis IFCE’s, sendo dois em Fortaleza. E os dois de Fortaleza foram doação de terreno e o equipamento onde funcionava a SSPDS, que agora funciona na Borges de Melo, no Cisp”, informou.

68
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado

Notícias relacionadas:

Fortaleza tem o terceiro valor de aluguel mais barato do Brasil, revela índice
Ceará
Fortaleza tem o terceiro valor de aluguel mais barato do Brasil, revela índice
Fortaleza amanhece com chuva e trânsito alaga na capital nesta terça (14)
Ceará
Fortaleza amanhece com chuva e trânsito alaga na capital nesta terça (14)
Evandro Leitão anuncia a primeira mulher a comandar a Guarda Municipal de Fortaleza
Ceará
Evandro Leitão anuncia a primeira mulher a comandar a Guarda Municipal de Fortaleza
Ceará lidera lista de escolas públicas com notas entre 950 e mil pontos na redação
Ceará
Ceará lidera lista de escolas públicas com notas entre 950 e mil pontos na redação
logo-urbnews-redondo