Nesta terça-feira (17), a jogadora de futebol Marta venceu a categoria que faz referência à mesma, intitulada “Prêmio Marta”, na premiação The Best, da Fifa, que aconteceu em Doha, no Catar. O título homenageia o gol mais bonito marcado por uma jogadora durante a temporada de 2023-2024.
Marta ganhou a disputa com outras 10 atletas, por um lance individual espetacular que resultou em um gol na vitória do Brasil por 4 a 0 sobre a Jamaica, em um amistoso realizado no dia 1º de junho deste ano.
Durante a cerimônia, a jogadora comentou sobre o título: “Estou muito feliz com o resultado, de poder competir com tantas craques. Essa temporada e os gols dela foram maravilhosos. Foi incrível também receber um prêmio que tem o meu nome”, destacou.
Esta não é a primeira vez que a artilheira da seleção brasileira faz história. Com uma carreira repleta de recordes, a camisa 10 é uma das figuras mais icônicas do futebol feminino mundial. Ela foi eleita a melhor jogadora do mundo por seis vezes, detém o recorde de gols em Copas do Mundo, com 17, e soma 119 gols em 181 jogos.
O The Best homenageia, há mais de duas décadas, os destaques do futebol mundial masculino e feminino, e define uma lista de 10 finalistas para cada categoria. A decisão parte de um time avaliador formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e também pelo público, através de uma votação na internet.
Além da artilheira, outros brasileiros também receberam troféus em outras categorias, como Vini Jr, que foi eleito o melhor jogador do mundo. Além dos astros, o brasileiro Thiago Maia venceu na categoria Fair Play, devido à sua ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Já o jovem Guilherme Gandra Moura, de 10 anos, torcedor do Vasco, recebeu o Prêmio Fan Awards.
Além do lance de Marta, outras atletas concorriam ao “Prêmio Marta”:
- Delphine Cascarino (Lyon)
- Marina Hegering (Wolfsburg)
- Sakina Karchaoui (França)
- Paulina Krumbiegel (Hoffenheim)
- Nina Matejic (Sérvia)
- Beth Mead (Arsenal)
- Giuseppina Moraca (Lazio)
- Asisat Oshoala (Barcelona)
- Mayra Pelayo (México)
- Trinity Rodman (Estados Unidos)