Vini Jr. foi eleito o vencedor do prêmio Fifa The Best 2024, nesta terça-feira (17), em Doha, Qatar. O atacante fez o Brasil voltar a ter o melhor jogador do mundo após quase duas décadas.
O astro superou a concorrência de outros dez jogadores e, com 48 pontos, conquistou a honraria. Rodri, vencedor da Bola de Ouro em outubro e jogador do Manchester City, ficou com a segunda posição, somando 43 pontos. Jude Bellingham completou o pódio em terceiro, com 37 pontos.
O último brasileiro a receber o prêmio foi Kaká, em 2007. Vini se destacou como o único representante do Brasil na principal categoria do evento, deixando Rodri, que o havia superado na premiação da Bola de Ouro, para trás.
Durante discurso, Vini falou sobre a importância de receber o título: “Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime. Poder chegar é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que acham que é impossível, e que não podem chegar até aqui”, afirmou.
“Quero agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver o meu, e fizeram de tudo para eu chegar até aqui. Agradeço meu time, quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube que me botou no campo, nas ruas. E também agradecer a todos os jogadores da seleção brasileira e ao meu país, que sempre torceram por mim”, completou o jogador.
Quase dois meses após ter ficado com o segundo lugar na Bola de Ouro, o ex-Flamengo foi premiado pelo seu desempenho em uma temporada brilhante com o Real Madrid, onde se destacou como protagonista nas vitórias da Champions League e do Campeonato Espanhol.
Com a conquista, o astro se junta a um seleto grupo de brasileiros que receberam a honra de ser coroado como o melhor jogador do mundo pela Fifa. Ele é o sexto a alcançar esse feito, entrando para a lista de Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário, Kaká e Rivaldo.
Além do atacante, a jogadora Marta ganhou na categoria “Prêmio Marta”, que homenageia o gol mais bonito marcado por uma jogadora. O brasileiro Thiago Maia venceu o Prêmio Fair Play, devido à sua ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. E o jovem Guilherme Gandra Moura, de 10 anos, torcedor do Vasco, recebeu o Prêmio Fan Awards.
Vencedores do The Best nos últimos 10 anos
- 2023 e 2022 – Lionel Messi
- 2021 e 2020 – Robert Lewandowski
- 2019 – Lionel Messi
- 2018 – Luka Modric
- 2017 e 2016 – Cristiano Ronaldo
- 2015 – Lionel Messi
- 2014 – Cristiano Ronaldo