A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta quarta-feira (18), o projeto de lei que concede o título de cidadão cearense ao apresentador e narrador esportivo Galvão Bueno. A proposta foi idealizada por Evandro Leitão (PT), atual presidente da Alece e prefeito eleito de Fortaleza.
O projeto tramitou em regime de urgência na Casa. Após ser protocolado na última terça-feira (17), foi lido, discutido na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e aprovado pelos deputados no dia seguinte.
A entrega do título a Bueno será realizada em uma data ainda a ser definida. Na justificativa do projeto, Leitão destacou a trajetória do narrador e seu papel como “vendedor de emoções”, mencionando também bordões famosos de Galvão, como “Bem, amigos” e “Haja coração”.
Nos últimos anos, o apresentador tem escolhido o Ceará como destino para suas férias. Em sua visita ao estado em janeiro deste ano, Galvão e sua esposa, Desirée Soares, optaram por descansar em Flecheiras, no Trairi. O casal aproveitou o passeio em quadriciclos e helicóptero, além de se encontrar com o cantor Durval Lelys durante a estadia em terras alencarinas.
Em novembro, após mais de quatro décadas trabalhando para a Rede Globo, o famoso narrador fez seu último projeto na casa: um especial de fim de ano que leva o seu nome. Em janeiro, Bueno pretende retomar a produção de conteúdo para o seu canal no YouTube.
O narrador iniciou sua carreira na Globo em 1981, após se destacar como a voz da Fórmula 1 na Band em 1980. Seu primeiro trabalho na empresa foi narrar um jogo da Libertadores entre Jorge Wiltersmann (BOL) e Flamengo. Cobriu as Copas de 1982 e 1986 e os Jogos Olímpicos como segundo narrador.