O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e sua vice, Gabriella Aguiar (PSD), foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) nesta quinta-feira (19).
A cerimônia aconteceu na sede do TRE-CE, na capital cearense. Na ocasião também foram diplomados os 43 vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024 em Fortaleza.
A solenidade contou com a presença do governador e da vice-governadora, Elmano de Freitas (PT) e Jade Romero (MDB); o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; o Procurador-Geral de Justiça, Haley de Carvalho Filho; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, entre outros. O juiz eleitoral Zanilton Batista de Medeiros foi quem comandou a sessão de diplomação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diplomação certifica a legitimidade de candidatas e de candidatos aos cargos de prefeito, de vice-prefeito e de vereador e os habilita ao exercício do mandato para o qual cada um foi eleito.
“A Justiça Eleitoral confirma não apenas a vitória nas urnas, mas a confiança que a população depositou em cada um de vocês, os representantes da soberania popular desta Capital pelos próximos quatro anos. Por falar nesse processo de escolha, vale destacar aqui os múltiplos êxitos alcançados na realização dessa última eleição. Foram incansáveis os esforços deste regional para garantir tal sucesso”, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos em discurso.
Prioridade da gestão
Em coletiva de imprensa após a cerimônia, Evandro comentou as prioridades para os primeiros 100 dias de seu mandato, período em que pretende estabelecer a marca inicial de sua gestão. Segundo o petista, os temas mais urgentes serão saúde pública e limpeza urbana.
Ainda no âmbito da limpeza urbana, ele citou a criação de um mutirão de limpeza e reforçou sua promessa de revogar a taxa do lixo.
“Tudo é prioridade, no entanto, nesses 100 primeiros dias, nós vamos focar bastante na questão da saúde pública e na limpeza urbana. Nós teremos agora, a partir de janeiro, provavelmente nós teremos uma quadra invernosa e, para isso, é importante que a gente possa estar limpando os nossos mananciais, os boeiros, as bocas de lobo, estar limpando a cidade”, disse
“Nós fizemos um compromisso de fazer um mutirão logo no primeiro mês do nosso mandato para acabar com os 1.200 pontos de lixo que a cidade possui. Então, limpeza urbana e saúde, nós vamos focar bastante nesses 100 primeiros dias e, claro, não deixando de lado as demais políticas públicas”, detalhou ainda.
Questionado sobre o fim da cobrança para tratamento dos resíduos sólidos, Evandro foi incisivo: “Nós prometemos na campanha e será revogada a taxa do lixo. Isso aqui é compromisso que nós iremos honrar”.