Com a chegada de dezembro, mês dedicado à campanha de alerta sobre a prevenção da aids, desde 2017, a Prefeitura de Fortaleza reitera o direito do transporte gratuito para pessoas de baixa renda com HIV. No Metrofor as pessoas que se enquadram nesse direito recebem o cartão gratuidade e pode ser solicitado nas estações Benfica e Parangaba das 8 às 17 horas.
Além de pessoas portadoras do vírus do HIV, pessoas com hemofilia, autismo e deficiências também podem adquirir o Cartão Gratuidade. A documentação necessária para solicitação do cartão são: Identidade, CPF, comprovante de residência e Cartão Passe Livre Intermunicipal (ARCE) ou Cartão Gratuidade Pessoa com Deficiência (ETUFOR). Após pedido, o prazo de recebimento é em até 10 dias úteis.
Além disso, destaca-se a volta do projeto “ A Hora É Agora” na qual distribui autotestes que podem ser retirados na estação Benfica.
A partir do “A Hora É Agora”, criado em 2014, foram instalados armários para retirada de autotestes de HIV na estação Benfica e já atenderam mais de 790 pessoas, segundo a secretária de infraestrutura. Para o recebimento do benefício é necessário cadastro no site do projeto, onde o usuário pode escolher receber em casa, em alguma unidade de saúde ou na estação.