Jean Volpato (PT), vereador eleito em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, decidiu enviar seu irmão para representá-lo durante a cerimônia de diplomação na última quarta-feira (18). A decisão gerou repercussão nas redes sociais, após uma foto em que o irmão do vereador aparece com o diploma.
A grande semelhança entre eles impressionou os internautas, que só perceberam a mudança por meio da revelação de Jean. “Idêntico”, escreveu uma usuária. “Tenho certeza de que ninguém percebeu a troca”, disse outro.
Jean Volpato anunciou em suas redes sociais que testou positivo para covid-19 e, em respeito às medidas sanitárias, permaneceria em casa até sua total recuperação. Ele explicou ainda que, devido a ausência, seu irmão gêmeo, Júlio Volpato, o representaria na solenidade. Na mesma publicação, Jean compartilhou uma foto de Júlio segurando o certificado após a cerimônia.
“Em respeito às medidas sanitárias, permanecerei em isolamento até a recuperação plena. Por esse motivo, não poderei participar da cerimônia de diplomação dos vereadores de Blumenau”, escreveu.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa cerimônia confirma a legitimidade dos candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, e os autoriza a exercer os mandatos para os quais foram escolhidos.