Nesta sexta-feira (20), o governador Elmano de Freitas (PT), sancionou o título de cidadão cearense para um dos maiores jornalistas e narradores brasileiros na atualidade, Galvão Bueno. O projeto, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) Evandro Leitão (PT), foi aprovado pelos deputados na última quarta-feira (18)
Galvão não esconde seu amor pelas terras cearenses, sendo seu destino certo para curtir as férias. A entrega do título ainda será definida pela Alece.
Na justificativa do projeto, o autor resgata a trajetória profissional de mais de 50 anos do narrador. “Galvão Bueno se define como um “vendedor de emoções”. Começou a carreira como comunicador na década de 1970, na Rádio Gazeta e na TV Gazeta, já participando de programas sobre futebol e atuando na cobertura da Copa do Mundo de 1974. Atraído pela televisão, depois de uma rápida passagem pela Record torna-se narrador na TV Bandeirantes e viaja para sua primeira Copa do Mundo, a de 1978 na Argentina.”
“Estreou na Rede Globo, em 1981. Narrou para todo o Brasil alguns momentos marcantes do esporte brasileiro. Tem em seu currículo mais de 600 Grandes Prêmios de Fórmula 1 – incluindo títulos de Nelson Piquet e Ayrton Senna – 13 participações em Copas do Mundo, entre elas as de 1994 e 2002 vencidas por nossa seleção, e 10 edições de jogos Olímpicos.”