O Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, receberá intervenções de restauro e conservação para garantir a preservação do patrimônio histórico do equipamento. Por esse motivo, a programação no local ficará suspensa até a segunda quinzena de fevereiro de 2025.
Os ajustes serão realizados por alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS).
Apesar da paralisação da programação, o espaço cultural segue com atividades externas gratuitas na Praça do Ferreira e atrações virtuais no canal de YouTube, site e nas redes sociais do equipamento.
“As ações de restauro e conservação da sala principal do Cineteatro São Luiz representam nosso compromisso com a memória cultural e a valorização de um patrimônio que é símbolo da arte e da identidade do povo cearense”, destacou Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará.
“Gostaria de enaltecer a parceria da EAOTPS e do Cineteatro São Luiz, neste esforço conjunto para qualificar um espaço cultural tão importante. O Governo do Ceará segue com investimentos que garantem a manutenção e a preservação dos nossos equipamentos culturais”, complementou.
Esta é a primeira intervenção de restauro após a reabertura de 2015, obra que preservou o projeto original do São Luiz, reintegrando o palco à sala de cinema e tornando o que o espaço é hoje: um cineteatro.
Ao ser vendido pelo Grupo Severiano Ribeiro ao Governo do Estado do Ceará, em 2011, a Secretaria da Cultura colocou em curso um criterioso projeto de restauração e reforma de sua arquitetura, além de reequipagem instrumental e readequação conceitual das ações.
As intervenções de manutenção serão realizadas em áreas externas do equipamento, como as portas de entrada e o piso de mármore original do Foyer, bem como nas áreas internas, que também sofreram com a passagem do tempo ou intempéries.
A sala de cinema e espetáculos Luiz Severiano Ribeiro, que é a sala principal, passará por manutenção do ar-condicionado e pelo restauro nas paredes laterais, que são compostas por elementos em baixo e alto relevo coloridos que, além de decorativos, possuem funções acústica e estrutural.
José Alves Netto, diretor do Cineteatro São Luiz, destacou que a nova manutenção do Cineteatro São Luiz visa a conservação deste patrimônio cearense tombado e “é de extrema importância para nos prepararmos para as celebrações de aniversário e para os próximos anos”.
“Em 2025, o Cineteatro fará 67 anos de inauguração e 10 anos de reabertura após uma minuciosa restauração pelo Governo do Ceará. Uma breve pausa para nova manutenção e ações que visam a conservação deste patrimônio tombado é de extrema importância para nos prepararmos para as celebrações de aniversário e para os próximos anos. Estamos às vistas de um futuro cada vez mais bonito e promissor do equipamento, que segue atuando graças ao trabalho diário de muitas mãos e à presença carinhosa e consolidada do público e da classe artística”, disse.
Dividida em etapas, a nova intervenção de conservação e restauro será iniciada nesta segunda-feira (23), com a identificação das causas dos danos atuais e preparação dos espaços que receberão a intervenção da turma da Escola de Artes e Ofícios.
Nesta outra etapa, que começa dia 16 de janeiro, o trabalho será dividido nas seguintes fases: mapeamento, análises sobre o seu estado atual de conservação e realização de ações restaurativas para recomposição das camadas pictóricas.