As buscas pelos 14 desaparecidos no desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram retomadas nesta terça-feira (24) pelas equipes do Corpo de Bombeiros. Até o momento, foram confirmadas quatro mortes, tendo em vista que oito veículos faziam o trajeto no instante da queda.
A primeira vítima a ser identificada foi Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos. Em seguida, o corpo de uma criança de 11 anos, Lorranny Sidrone de Jesus, que estava no caminhão que transportava portas de MDF com destino a Dom Eliseu no Pará. O último a ser identificado foi o corpo do caminhoneiro Kecio Francisco Santos Lopes. Jairo Silva Rodrigues, 36 anos, foi resgatado com a perna quebrada.
Devido aos produtos tóxicos despejados por duas carretas, as buscas seguem nesta manhã (24) apenas com auxílio dos botes. As suspeitas são que a água do Rio Tocantins esteja contaminada em razão de mais de 70 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de agrotóxicos que caíram no rio. A cidade de Imperatriz teve o seu abastecimento de água parcialmente suspenso pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão devido ao ocorrido, porém não é previsto que falte água na região.
Amostras de água foram colhidas por órgãos ambientais federais para realização de testes químicos que dirão se há riscos para a população e aos mergulhadores da marinha que ajudarão os bombeiros nas buscas pelas vítimas da tragédia no Rio Tocantins. O Ministério Público Federal (MPF) vai averiguar os danos ambientais.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou na segunda-feira (23) o decreto emergencial que destina pelo menos 100 milhões de reais para reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, após o sobrevôo da região. O desmoronamento aconteceu após o vão central da ponte ceder, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, e as causas ainda serão investigadas.
Veja a lista dos desaparecidos:
- Andreia Maria de Sousa
- Beroaldo dos Santos
- Anisio Padilha Soares (43 anos)
- Silvana dos Santos Rocha Soares (53 anos)
- Alessandra do Socorro Ribeiro (50 anos)
- Salmon Alves Santos (65 anos)
- Felipe Giuvannuci Ribeiro (10 anos)
- Cássia de Sousa Tavares (34 anos)
- Cecília Tavares Rodrigues (3 anos)
- Marçon Gley Ferreira
- Osmarina da Silva Carvalho (48 anos)
- Gessimar Ferreira (38 anos)
- Ailson Gomes Carneiro (57 anos)
- Elisangela Santos das Chagas (50 anos)