Pavê, salpicão, peru assado, troca de presentes no amigo secreto e família reunida é o ponto alto da tradição natalina no Brasil. E por mais que essas tradições pareçam universais, a verdade é que o Natal em outros países é comemorado de maneiras diferentes.
Nos países ocidentais, as diferenças podem ser pequenas, mas em outros, as comemorações do dia 25 de dezembro são bem diferentes daquilo que costumamos fazer. Pensando nisso, a Urbnews separou 5 países em que a comemoração é no mínimo inusitada. Confira!
Natal na Islândia
Na Islândia, famílias se reúnem para uma ceia mas, em vez de trocar presentes de qualquer tipo, trocam livros. De acordo com o El País, cerca de 70% dos livros lançados na Islândia saem nos últimos três meses do ano, de olho nessa época de compras. A troca de livros acontece depois da ceia e, uma vez feita, as famílias passam algum tempo lendo juntas, em silêncio, o livro que cada um ganhou.
Natal na Austrália
Como no Brasil, o Natal da Austrália é no verão. No dia 25, muitas famílias se reúnem para fazer um churrasco e, depois, ir à praia – e é por lá que o Papai Noel, conhecido como “Father Christmas”, faz suas aparições. Geralmente, ele dispensa o trenó característico e chega em uma prancha de surfe.
Outra tradição australiana é a “Carols by Candlelight”, que acontece em cidades e vilas por todo o país: grupos de pessoas se encontram para cantar canções de Natal segurando velas. As maiores celebrações, em Melbourne e Sydney, são até televisionadas.
Natal no Japão
A comemoração do Natal no Japão é mais semelhante ao nosso Dia dos Namorados, devido ao peso cultural não ser tão importante como no ocidente, por se tratar de um feriado cristão. É comum que casais se encontrem para trocar presentes, passear pelas ruas enfeitadas ou fazer jantares românticos em restaurantes iluminados com luzinhas.
Curiosamente, muitos japoneses costumam fazer a ceia de natal na rede de fast-food KFC, que é super popular por lá e cujo a história começou em 1970. Em 1974, a rede KFC tornou o plano de marketing de Natal nacional em todo o Japão e virou tradição.
Natal na Noruega
Para alguns noruegueses, as novas tradições cristãs são misturadas às antigas tradições pagãs. Uma delas é esconder todas as vassouras antes de ir para a cama na véspera de Natal – dizem que os espíritos malignos que aparecerem na noite de 24 de dezembro vão roubar qualquer vassoura que virem voar. O cardápio da comemoração normalmente tem ribbe (costeletas de porco), pinnekjøtt (costeletas de cordeiro) e, em algumas regiões, bacalhau.
Natal na Áustria
Na Áustria, São Nicolau costuma ser acompanhado pelo Krampus, um grande monstro com chifres, vestido com trapos e que carrega correntes que castiga as crianças que foram más. Tradicionalmente, a árvore de Natal é trazida e decorada na véspera de Natal e as crianças também podem receber o presente de São Nicolau no dia 6 de dezembro.