MENU

Polícia Federal abre investigação sobre queda de ponte na divisa do MA e TO

A estrutura, que fazia parte da BR-226 e ligava os estados do Tocantins e do Maranhão, desmoronou no último domingo (22)
A estrutura, que fazia parte da BR-226 e ligava os estados do Tocantins e do Maranhão, desmoronou no último domingo (22). Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Federal (PF) abriu uma investigação sobre a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Tocantins e o Maranhão. Em nota divulgada no início desta semana, a corporação informou que o procedimento da investigação preliminar foi instaurado e que as ações serão encabeçadas pelas superintendências regionais da PF nos dois estados.  

A estrutura, que fazia parte da BR-226 e ligava cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), desmoronou no último domingo (22), a três dias do Natal. Até o momento, as informações são de que quatro pessoas morreram e 13 pessoas estão desaparecidas.

“As diligências preliminares serão conduzidas pelas superintendências regionais da Polícia Federal no Maranhão (SR/PF/MA) e no Tocantins (SR/PF/TO). Além disso, um procedimento de investigação precedente foi instaurado e policiais federais já foram deslocados para coletar dados e evidências sobre o caso. As equipes também irão avaliar a multidisciplinariedade das perícias necessárias e identificar demandas de equipamentos técnicos para aprofundar as investigações”, disse a PF.

A PF ainda informou que deslocou uma equipe com cinco peritos do Instituto Nacional de Criminalística (INC/DITEC) para a Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz. Dois deles são engenheiros civis, outros dois são especialistas em local de crime e um é especialista em meio ambiente. Os policiais vão reforçar os trabalhos periciais.

“A Polícia Federal destaca a importância de apurar as causas do acidente e os danos ambientais decorrentes, assegurando a responsabilidade dos envolvidos e contribuindo para a segurança e proteção da população e do meio ambiente”, diz o comunicado.

Além da PF, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) vai apurar as causas do acidente. O órgão informou que instaurou uma sindicância para investigar causas e responsabilidades sobre a queda da ponte.

Os trabalhos de investigação iniciam nesta quinta-feira (26), quando, segundo o diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, “toda a comissão vai se deslocar para o local do desabamento e começará a fazer a coleta dos documentos necessários para as apurações. Inclusive pretendemos acionar órgãos externos ao DNIT para participarem dos trabalhos”.

Nota da Polícia Federal na íntegra:

A Polícia Federal iniciou investigações para apurar as responsabilidades relacionadas à queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada sobre o rio Tocantins, a qual conecta os estados do Maranhão e Tocantins. O acidente ocorreu no final da tarde do último domingo (22/12), quando diversos veículos, incluindo caminhões-tanque carregados com ácido sulfúrico e defensivos agrícolas, caíram no rio.

As diligências preliminares serão conduzidas pelas Superintendências Regionais da Polícia Federal no Maranhão (SR/PF/MA) e no Tocantins (SR/PF/TO). Além disso, um procedimento de investigação precedente foi instaurado e policiais federais já foram deslocados para coletar dados e evidências sobre o caso. As equipes também irão avaliar a multidisciplinariedade das perícias necessárias e identificar demandas de equipamentos técnicos para aprofundar as investigações.

Para reforçar os trabalhos periciais, uma equipe composta por cinco peritos do Instituto Nacional de Criminalística (INC/DITEC), sendo dois engenheiros civis, dois especialistas em local de crime e um especialista em meio ambiente, será deslocada ainda nesta terça-feira (24/12) para a Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz.

A Polícia Federal destaca a importância de apurar as causas do acidente e os danos ambientais decorrentes, assegurando a responsabilidade dos envolvidos e contribuindo para a segurança e proteção da população e do meio ambiente.

54
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado

Notícias relacionadas:

Choveu em 9 horas 25% do que era previsto para todo o mês na Grande São Luís
Maranhão
Choveu em 9 horas 25% do que era previsto para todo o mês na Grande São Luís
Governador do Maranhão anuncia programação oficial do Carnaval 2025
Maranhão
Governador do Maranhão anuncia programação oficial do Carnaval 2025
Kitesurfista olímpico Bruno Lobo resgata adoslescente em mar de São Luís
Maranhão
Kitesurfista olímpico Bruno Lobo resgata adolescente em mar de São Luís
Inflação de São Luís em 2024 é a maior do Brasil; veja ranking das capitais
Maranhão
Inflação de São Luís em 2024 é a maior do Brasil; veja ranking das capitais
logo-urbnews-redondo