O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Amazonas registrou crescimento real de 3,04% no 3º trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação nesta semana.
De acordo com o levantamento, com um total de R$ 43,19 bilhões, o estado também teve um aumento nominal de 7,60% na comparação com o ano anterior. Em comparação com o 2º trimestre de 2024, o crescimento nominal do PIB do Amazonas foi de 2,35%.
Descontada a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o aumento real foi de 1,54%. Segundo o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas, todos os setores registraram crescimento, incluindo a Indústria, os Serviços e a Agropecuária.
“Isso mostra como a economia do Amazonas está extremamente aquecida e como todas as contingências que foram feitas para mitigar os efeitos da estiagem deram muito certo. Nós estamos com um crescimento extremamente expressivo e com bastante esperança de que o ano que vem esse crescimento seja ainda maior”, declarou Gustavo.
O principal destaque no período foi o setor industrial, com um total de R$ 15,56 bilhões e crescimento nominal de 10,63% em relação ao 3º trimestre de 2023.
De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as Indústrias Gerais do Amazonas aumentaram sua produção em 2,51% na comparação anual e 5,35% em relação ao 2º trimestre de 2024.
Com informações da Agência Amazonas