O vereador e presidente da Câmara de Tabuleiro do Norte, no interior do Ceará, Marcos Aurélio Araújo (PP), foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (26). A cena foi registrada por câmeras de segurança. Ainda não se sabe a motivação do crime.
O político, de 57 anos, estava sentado na calçada de casa com familiares quando, às 20h39, dois homens chegaram armados e atiraram contra ele pelas costas. A dupla fugiu em uma moto e está foragida. Buscas estão sendo feitas por policiais militares e civis na região para capturar os autores da execução.
Durante o ataque, uma das mulheres que estava perto da vítima correu para se proteger. A sogra do político, de 75 anos, não conseguiu escapar e foi atingida por dois disparos. A idosa foi socorrida, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS), já o vereador morreu no local.
A Prefeitura de Tabuleiro do Norte decretou luto oficial por três dias.
O caso está a cargo da Delegacia Municipal de Tabuleiro do Norte, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que realiza “diligências ininterruptas com o objetivo de capturar os suspeitos da ação criminosa e elucidar o caso”, conforme nota da SSPDS.
Carreira política
Marcos Aurélio nasceu em Tabuleiro do Norte. Nas eleições deste ano, ele foi reeleito para o quarto mandato como vereador do município. Na ocasião, ele recebeu 1.508 votos, o maior número entre os candidatos. Em janeiro, ele completaria 58 anos.
Nota da Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) na íntegra:
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) investiga um homicídio e uma tentativa de homicídio, registrados na noite dessa quinta-feira (26), no município de Tabuleiro do Norte – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. Segundo informações policiais, dois indivíduos chegaram em uma motocicleta e lesionaram com disparos de arma de fogo duas pessoas em uma via pública do bairro Centro. A primeira vítima, um homem de 57 anos, foi a óbito no local. A segunda vítima, uma idosa de 75 anos, também foi lesionada e socorrida para uma unidade hospitalar da região. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas e colheram indícios que subsidiarão os trabalhos policiais. O caso está a cargo da Delegacia Municipal de Tabuleiro do Norte, unidade da PCCE que realiza diligências ininterruptas com o objetivo de capturar os suspeitos da ação criminosa e elucidar o caso.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3424. 3811, da Delegacia Municipal de Tabuleiro do Norte. O sigilo e o anonimato são garantidos.