Preparada para receber os mais diversos públicos com programações que incluem praias, experiências gastronômicas, esportes náuticos e grandes festas, Fortaleza sempre está entre os líderes de viagens nas mais diversas categorias, seja público de negócios, turismo de luxo, férias e feriados, o que não é uma exceção para o Réveillon.
Há alguns anos sendo considerado o “maior Réveillon do Brasil” — superando Copacabana e Salvador em buscas na internet no ano passado e neste, segundo dados da plataforma Semrush — o festejo em Fortaleza espera repetir altos níveis de movimentação turística neste ano, ainda que seja um desafio manter a atratividade com a festa concentrada apenas no dia da virada, como foi anunciado pelo prefeito José Sarto no início do mês.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), para o Réveillon deste ano, é esperado um crescimento real que chegue a pelo menos um ponto percentual em relação ao ano passado. Para os últimos dias do ano, especialmente 30 e 31 de dezembro, eles projetam uma taxa de ocupação de 95%.
“É um momento consolidado e já vínhamos registrando um sucesso relevante nesse período, que representa a maior movimentação anual em Fortaleza. Alguns hotéis já estão quase lotados para esse período. O movimento é muito positivo e a expectativa é de que seja um momento de grande fluxo e movimentação em Fortaleza”, afirma Ivana Bezerra, presidente da ABIH-CE.
Segundo levantamento do metabuscador de viagens Kayak, Fortaleza se destaca como o 5º destino mais pesquisado pelos brasileiros para o réveillon 2024/2025. O volume de buscas pela capital cearense cresceu 67%, superando capitais como Salvador (31%), Rio de Janeiro (42%) e São Paulo (52%).
Fortaleza também lidera, junto ao Rio de Janeiro, o ranking de preferências nacionais para a alta temporada da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que registrou um aumento de 23,3% nas vendas de pacotes turísticos.
Para Claudia Veronica, dona da agência de viagens Terratur, a procura para a virada do ano está boa, apesar do cenário atual. “A expectativa é muito boa. O que está atrapalhando um pouquinho agora, ultimamente, é o aéreo. Para quem quer vir, o preço está muito alto”, conta. A empresária relata ainda que, em razão disso, tem percebido um fluxo maior de clientes oriundos de estados do Norte e Nordeste, que optam pela viagem à Fortaleza de carro.
O Aeroporto de Fortaleza estima movimentar mais de 654 mil passageiros entre 20 de novembro e 31 de dezembro, com mais de 4,3 mil voos, consolidando-se como um dos principais hubs regionais. É o que aponta um levantamento feito pelo Ministério do Turismo com base em dados das administradoras dos terminais aéreos nacionais.
Claudia destaca também que, tirando a questão aérea, o turismo para a época na capital segue muito forte graças à hotelaria, que está quase totalizando as confirmações para o período da virada, e aos receptivos, que sempre são muito buscados pelos turistas de fora. “Para quem vem aqui o poster é o receptivo, para fazer um passeio às praias, um bate-volta em Jeri…”, avalia.
Ela finaliza com a recomendação de que os visitantes busquem sempre agências e profissionais credenciados para realizar passeios turísticos, para evitar golpes. “A gente sempre ressalta isso para que o consumidor tenha uma viagem segura, porque às vezes o barato sai caro”, pontua.
Fortaleza Brilha
De 27 de dezembro a 31 de dezembro, a Urbnews mergulha nos bastidores do Réveillon de Fortaleza com a série “Fortaleza Brilha”, que explora o impacto positivo no turismo, na economia e na cultura local.
Além de reportagens exclusivas com toda a expectativa para a virada, a Urbnews fará a cobertura ao vivo do Réveillon, com flashes diretamente do Aterro da Praia de Iracema. Todo esse conteúdo também estampa a extensa rede de telas e paineis Out-Of-Home do Grupo Urbmídia e Eletromidia Ceará por toda a cidade. O patrocínio é do Circo Celestia.