Registros nas redes sociais mostram fortes ondas atingindo a costa de Viña del Mar, no Chile. As imagens mostram ondas altas que impactam a orla costeira.
O fenômeno também está causando impactos na costa do Peru. Uma pessoa morreu no Equador e portos foram fechados em todo o Peru devido a ondas gigantes de até quatro metros de altura que atingiram a região, informaram autoridades neste sábado (28).
Dezenas de praias foram fechadas ao longo do litoral central e norte do Peru foram fechadas para evitar riscos de vida, segundo as autoridades locais. O Peru fechou na última sexta-feira, 30 dos seus 121 portos devido às fortes ondas que atingiram a costa norte e central do país.
“Temos vários portos fechados na costa norte e central do Peru devido às fortes ondas vindas do hemisfério norte”, disse o capitão da Marinha Enrique Varea ao canal de televisão N. “Essa ondulação vai aumentar até três vezes a altura das ondas em algumas praias”, acrescentou Varea.
A Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru alertou sobre a presença de ondas anômalas de intensidades que variam entre leves e fortes ao longo da costa peruana.
O fenômeno, segundo o aviso divulgado na última sexta-feira pela instituição, irá até até 1º de janeiro, afetando gradualmente diferentes zonas do litoral norte, centro e sul do país.