As celebrações de fim de ano de alguns frequentadores da Praia de Flecheiras, no Trairi, interior do Ceará, têm incomodado visitantes por conta do som alto dos famosos paredões. Os equipamentos, principalmente quando utilizados em horários noturnos, estão afastando turistas e moradores, fazendo com que alguns, inclusive, chegassem a deixar a praia neste Réveillon.
“Feliz ano novo pra vc que foi expulsa de Flecheiras por causa dos paredões e passou a virada dormindo”, relatou a proprietária de um imóvel na famosa praia. Há relatos de som alto até as 7h da manhã desta quarta-feira (1º).
“Ninguém dormiu”, disse outro. Ainda segundo informações de testemunhas do “pesadelo”, a polícia foi acionada para dispersar os responsáveis pelos paredões, mas os agentes demoravam a chegar pois tratam-se de “poucos para uma orla grande”. “Expulsavam, mas pouco tempo depois, voltavam outros”, contou um frequentador.
Recentemente, o jornalista cearense Bruno Formiga relatou que a praia de Flecheiras tem sido alvo dos paredões e que medidas não são tomadas por parte da polícia e da prefeitura da cidade.
“Flecheiras foi tomada por paredões de som sem nenhuma fiscalização. Uma das praias mais bonitas do Ceará virou refém de 4×4 que toca música alta até 3 da manhã. E a polícia ainda toma carteirada de playboy. Loucura. A prefeitura de Trairi tá de parabéns…”, escreveu o comentarista esportivo em postagem nas redes sociais, nesta terça-feira (31).
Já no último sábado, o portal de notícias GCMAIS recebeu denúncias sobre disputas de paredões que estavam sendo realizadas na mesma praia e que se seguiram até as 4h da manhã. Segundo a denúncia publicada, o evento reúne jovens abastados.
Moradores do local filmaram o amontoado de paredões ao longo da orla da praia e um deles afirmou que “as pessoas que tem casa lá precisam tomar uma providência urgente. Porque senão vai acabar com Flecheiras”.
O que diz a legislação municipal
Em 2017, a cidade publicou uma norma sobre a utilização desses equipamentos sonoros e alterou uma lei de dezembro de 2012, que proíbe o funcionamento dos equipamentos de som automotivos nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos no âmbito do município.
O novo texto, a LEI MUNICIPAL: 811/2017, diz que o licenciamento e autorização “só poderão ser concedidos a locais em que esteja assegurado o devido isolamento acústico ou condições ambientais que assegurem a inexistência de qualquer perturbação ao sossego público”.
Nota
A Urbnews entrou em contato com a Prefeitura de Trairi solicitando atualizações sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria não teve retorno. Essa publicação será atualizada com a resposta.