Escolhidos por 155,9 milhões de eleitores em outubro de 2024, os gestores mais próximos dos cidadãos tomam posse nesta quarta-feira (1º). Após uma extensa corrida eleitoral, que pode definir o pleito de 2026, foram eleitos representantes para as prefeituras e as câmaras municipais em 5.569 cidades brasileiras.
Dessas, 18 não terão seus prefeitos tomando posse neste dia 1º. Isso porque alguns municípios estão com o processo eleitoral emperrado, sob processo de análise nos tribunais da Justiça Eleitoral por conta de problemas na candidatura do pleiteante a prefeito com mais votos.
Estas cidades não possuem prefeitos declarados eleitos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maior parte dos casos estão localizados em São Paulo, onde oito prefeituras estão nesta situação. Porém, há também cidades nesta situação no Rio de Janeiro (3), Minas Gerais (3), Paraná (1), Bahia (1) e Espírito Santo (1).
Logo após a conclusão do segundo turno das eleições municipais de 2024 – que aconteceu em 51 municípios -, havia mais de 40 cidades com eleições sob judice. A quantidade diminuiu porque o nó foi desfeito em decisões judiciais nos meses que se seguiram.
Confira as cidades sem prefeito eleito:
Bocaina (SP)
Bonito De Minas (MG)
Eldorado (SP)
Goiana (PE)
Guapé (MG)
Guará (SP)
Itaguaí (RJ)
Mongaguá (SP)
Natividade (RJ)
Neves Paulista (SP)
Panorama (SP)
Presidente Kennedy (ES)
Reginópolis (SP)
Ruy Barbosa (BA)
São José Da Varginha (MG)
São Tomé (PR)
Três Rios (RJ)
Tuiuti (SP)