Após sua saída em 2022, a médica Riane Azevedo retorna à superintendência do
Instituto Doutor José Frota (IJF). O anúncio foi feito pelo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), na manhã desta quinta-feira (2).
“Ela terá pela frente a missão de conduzir o maior hospital da rede pública municipal, que acolhe cidadãos e cidadãs fortalezenses e de outros municípios, com assistência nas mais diversas especialidades. Desejo sorte e um excelente trabalho”, anunciou o petista em suas redes sociais.
Riane é formada em Medicina pela UFC e especialista em Anestesiologia pela USP; tem MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito; especialização em Gestão de Emergências do SUS pelo Hospital Sírio Libanês; e pós-graduação em Dor no Hospital Albert Einstein.
Também foi presidente da Cooperativa dos Anestesiologistas do Ceará, diretora da Unimed Fortaleza e superintendente do IJF entre 2017 e 2022, entre outros cargos.
Situação do IJF
Durante o ano de 2024, o Instituto Dr. José Frota foi alvo de várias denúncias envolvendo falta de medicamentos, precarização e pagamentos. A mais impactante foi a falta de insumos que impossibilitaram o cumprimento das atividades no Hospital.
Segundo as denúncias, cerca de 51,26% dos insumos hospitalares e 74,40% do acervo da farmácia estavam em falta. Após tomar conhecimento da situação, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) entrou com uma ação judicial em novembro do ano passado.
À época, em resposta, o então prefeito José Sarto (PDT) decretou a criação de uma “força tarefa”, sob a liderança do ex-secretário de Saúde, Galeno Taumaturgo, para atuar de forma imediata no abastecimento do hospital.