O ex-prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), fez um balanço da sua gestão quatrienal e se despediu do cargo através de um vídeo publicado nas redes sociais. Na noite desta quarta-feira (1º), o não-reeleito destacou as conquistas do seu governo e afirmou que ser gestor da Capital foi uma “missão honrosa”.
“Eu tive a honra de liderar essa cidade por quatro anos, e nesse período, nós avançamos muito, conquistamos políticas públicas na educação. Por exemplo, Passe Livre Estudantil, que a gente deu para a garotada poder ir e vir, e agora estendendo para os finais de semana”, disse o pedetista, no Paço Municipal, durante a transmissão de cargo.
A ampliação do passe livre estudantil para fins de semana, contudo, é uma promessa do ex-prefeito que ainda não foi cumprida. No início de setembro último, durante a campanha para o primeiro turno das eleições municipais de 2024, Sarto prometeu ampliar as passagens gratuitas para estudantes. Além dele, outros candidatos também incorporaram o tema às suas campanhas – entre eles, o prefeito eleito Evandro Leitão (PT), empossado nesta quarta-feira (1º).
Sarto ainda pontuou as áreas em que, segundo ele, Fortaleza virou “referência” durante sua gestão, como educação, economia, infraestrutura e saúde.
“Transformamos a economia da cidade na maior economia do Nordeste. Fizemos de Fortaleza referência, basicamente, em todas as áreas, na política de infraestrutura, levando dignidade à periferia da cidade, para onde a gente destinou 92% do orçamento”, destacou.
Para ele, tudo isso fez a capital alencarina “se diferenciar” e completou: “nós fizemos também a Fortaleza dos eventos, a Fortaleza que tem o maior e melhor Réveillon do Brasil e que tem todo um ciclo carnavalesco, aniversário da cidade e agora, com o período junino, fazendo aquecer a nossa economia e tornando-a cada vez mais líder na economia do Nordeste”.
Ao final do seu discurso, o político agradeceu à sua equipe, à família e aos “secretários e secretárias que se destacaram e se dedicaram aqui diariamente na luta complexa que é fazer a gestão de uma cidade que é a quarta maior em população das capitais brasileiras”.
“Eu agradeço de coração e desejo que Fortaleza continue a trilhar esse caminho. São conquistas que não podem parar. Aliás, pelo contrário, essas conquistas devem ser ampliadas”, concluiu José Sarto, derrotado no primeiro turno das eleições com 11,75% dos votos válidos, tornando-se o primeiro prefeito de Fortaleza a não conquistar uma reeleição.