Após o período de compras para as festas de fim de ano, o comércio varejista brasileiro prepara para os consumidores liquidações neste mês de janeiro, com descontos em diversos produtos, estes podendo chegar a até 70%, conforme o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante. O período deve movimentar o comércio em todo o estado.
“As promoções abrangem produtos como eletrodomésticos, roupas, calçados, relógios entre outros. É uma oportunidade tanto para o lojista se capitalizar e trazer novos produtos e coleções como para os consumidores de adquirir produtos não vendidos no Natal e com preços menores, ainda mais atrativos”, aponta Assis Cavalcante.
Ainda segundo ele, os saldões de início de ano tem o intuito de movimentar o comércio e chamar os consumidores para as compras, mesmo depois do período natalino.
Em razão do aumento das vendas no varejo no final do ano de 2024, estima-se um quadro de otimismo no comércio neste início de ano. Em comparação a dezembro de 2023, houve um crescimento 3,4%, segundo dados do índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O comércio nos shoppings movimentou R$ 5,94 bilhões, no levantamento feito no intervalo de sete dias antes do Natal (19 a 25 de dezembro), e é o melhor valor nominal desde o início da série em 2019, que teve um montante de R$ 5,5 bilhões, informou a Abrasce.
Devido às compras de materiais escolares para a volta às aulas, papelarias e livrarias estão entre os setores que devem ser bastante procurados pelos consumidores.
Mesmo diante do aumento das vendas de Natal, conforme os dados citados acima, aguarda-se um cenário positivo no comércio já nas primeiras semanas do mês de janeiro nos demais setores como os de roupas, calçados, eletrodomésticos e itens para o lar.